CMJ ABRE INSCRIÇÕES PARA A FANFARRA FARUK SALMEN

publicado: 12/04/2018 18h49

 

Jovens com idade entre 15 e 29 anos podem participar do grupo, que busca ampliar participação além do 7 de Setembro

A Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) da Prefeitura de Parauapebas abriu as inscrições para estudantes de 15 a 29 anos participarem da Fanfarra Municipal Faruk Salmen. As inscrições seguem até dia 21 de maio e estão sendo realizadas no prédio da CMJ, que fica na rua Rio Claro, nº 202, bairro Beira Rio. O horário de atendimento é de 8h as 14h. Os interessados devem levar cópias do RG, declaração escolar, comprovante de residência e uma foto 3×4.

Após o encerramento das inscrições, será cumprida toda uma programação já traçada pela CMJ. “A gente obedece ao calendário de programação que é composto por reuniões para discutir como vai ser a apresentação e, posteriormente, começam os ensaios. Os aprovados fazem o teste, falam o instrumento que têm mais afinidade e interesse em tocar e recebem uma orientação musical”, explica a coordenadora da Juventude, Marcelly Negrão.

A fanfarra é composta por 80 a 100 jovens, que também têm a oportunidade de participar de outros programas que a CMJ oferece. Marcelly destaca o cuidado da integração dos jovens não só nas atividades que envolvem as apresentações do desfile de 7 de Setembro. “É importante que consigam adquirir uma formação musical, para que participem de outros eventos proporcionados pela prefeitura”, diz ela.

A coordenadora adianta uma das novidades do desfile deste ano, pensada juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel): criar uma torcida organizada, que irá envolver ainda mais a fanfarra em eventos esportivos de Parauapebas, a começar pelos jogos do PFC, o Parauapebas Futebol Clube. “Eles (músicos) já iniciaram esse processo e o objetivo é fortalecê-los, pela relevância e representatividade que eles têm”, defende Marcelly.

O coordenador da fanfarra, Alex Telles, avalia que a cada a ano a banda tem melhorado o nível de apresentação. No ano passado, os integrantes ganharam novos uniformes da prefeitura e um grupo coreográfico foi criado, despertando ainda mais atenção da fanfarra em suas apresentações.

Para o desfile de 7 de Setembro, a fanfarra se prepara durante três ou quatro meses. No ano passado, conta Alex Telles, a turma teve uma experiência ímpar, que foi a participação no 2º Encontro Intermunicipal de Bandas e Fanfarra do Breu Branco.

“A gente saiu daqui com o intuito de adquirir conhecimento e ideias pra trazer pro nosso município”, ressalta Alex, que planeja levar a fanfarra para participar de grandes encontros de bandas em outros municípios. Por enquanto, somente no Pará. Mas, quem sabe, diante de tanto empenho dos jovens não surjam convites para outros Estados.

Texto: Rayssa Pajeú
Colaborou: Hanny Amoras
Fotos: Arquivo/Ascom
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}FANFARRA/INSCRICAO2018{/gallery}