news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

PREFEITURA DECRETA PONTO FACULTATIVO DE TRÊS DIAS
24 Fev 2017

A Prefeitura de Parauapebas informa que será considerado ponto facultativo nas repartições públicas nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, conforme consta no Decreto nº 1187, assinado pelo prefeito Darci Lermen.

Os setores considerados essenciais deverão funcionar conforme o estabelecido por suas respectivas Secretarias, e dessa forma manter o atendimento no referido período.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR DOCUMENTO

PREFEITURA SE REÚNE COM SINDICATOS E DISCUTE SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA
24 Fev 2017

A Prefeitura de Parauapebas deu o ‘ponta pé inicial’ no diálogo com os sindicatos que representam os servidores públicos do município em reunião realizada nesta quinta-feira, 23, na sede do Sinseppar (Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas).

Compondo a mesa de conversas, estavam presentes os representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), da Secretaria Municipal de Administração (Semad), além do chefe de gabinete da Prefeitura de Parauapebas, Edson Bonetti.

O Sinseppar (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas), o Sindmepa (Sindicato dos Médicos dos Pará), Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará) e Senpa (Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará) apresentaram inicialmente duas pautas unificadas para todas as categorias: reajuste salarial e realização de concurso público. No decorrer da reunião, foram discutidas também pautas específicas de cada categoria.

O governo declarou estar aberto ao diálogo com as categorias para juntos chegar a soluções adequadas, frisando que a equipe de governo está empenhada em enviar, em pelo menos 120 dias, a proposta de reforma administrativa à Câmara Municipal para que entre em discussão na Casa de Leis.

Sendo assim, a gestão acredita que muitos setores da administração municipal que atualmente funcionam sem regulação própria poderão, em breve, funcionar de forma que possibilite readequar o trabalho dos próprios servidores e de todo o funcionalismo público.

Os sindicatos apresentaram proposta de reajuste salarial de 15%, o que representa reajuste inflacionário com ganho real, além de 15% sobre o vale alimentação. Também foi apresentada a proposta para a realização de concursos públicos para cargos específicos.

Este ano, a prefeitura já convocou candidatos classificados em concurso público realizado para preencher o quadro de servidores do Saaep (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas). A reforma administrativa apresentada pela gestão possibilitaria ter condições mais adequadas para encontrar a melhor forma para atender a proposta das categorias.

A partir de agora, a prefeitura irá analisar as propostas de reajuste, tendo em vista que os sindicatos consideram que a inflação praticada no estado ultrapassa 10%, enquanto que os últimos dados inflacionários nacionais mostram inflação de apenas 5,35%. Ao fim da reunião, ficou marcado um novo encontro para o próximo dia 16 de março, onde o governo irá apresentar sua contra proposta.

Jéssica Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Matheus Costa | PMP




PRIMEIRA NOITE DO ‘ALEGRIA PARA CRISTO’ REÚNE MAIS DE 3 MIL PESSOAS
24 Fev 2017

A noite de quinta-feira, 23, foi de festa no Ginásio Poliesportivo. Mais de três mil cristãos marcaram presença no local para participar da abertura de um dos eventos mais esperados do ano: o primeiro “Alegria Para Cristo”. O evento é realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e que superou a expectativa da organização.

Uma grande estrutura de palco e som foi montada dentro do ginásio, no bairro Beira Rio I, para receber a multidão. Vários cantores locais e regionais passaram pelo palco, assim como atrações nacionais, como o DJ PV, que movimentou o público. O prefeito Darci Lermen e a primeira dama Viviane, acompanhados pelo secretário de Cultura, Popó Costa, prestigiaram o evento, que se prolongou por mais de três horas.

"Estou muito emocionado com esse evento. O povo evangélico precisa se divertir através de eventos dessa natureza. No próximo ano, a prefeitura terá o maior prazer de continuar com esse projeto festivo maravilhoso", disse o prefeito.

Essa é a quarta vez que o DJ PV se apresenta em grande estilo em Parauapebas. Ele considera a cidade “maravilhosa e abençoada por Deus” e conta que sempre foi bem recebido pelo público de Parauapebas. Além dele, o cantor de Parauapebas, Elielson Moura, também se apresentou. Ele está fazendo carreira em quase todo o Brasil. "Eu me sinto honrado em fazer parte desse evento de adoração a Cristo, pois tudo que faço é voltado para o nosso Deus. A organização está de parabéns", ressaltou Elielson.

Também se apresentaram no evento, a Banda ADL e a cantora Nice Souza, que já tem três CDS gravados. Em meio à multidão, a alegria estava estampada no rosto de quem participou do evento. "Gente, que multidão abençoada. Aqui tem milhares de pessoas, todas cantando e adorando ao nosso Deus. Isso é lindo e emocionante", falou a jovem evangélica Silmara Silva Souza, 22 anos.

A segunda e última noite do “Alegria para Cristo” será nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h30, com a participação de cantores da terra e região, além da grande atração nacional, a Banda Expresso Pentecostal. A expectativa de público é de pelo menos quatro mil pessoas.

Antônio Marcos
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Bariloche Silva | PMP



SAC DE PARAUAPEBAS ATENDE MAIS DE 9 MIL PESSOAS EM JANEIRO
24 Fev 2017

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) iniciou o ano com uma grande demanda, tendo em vista, que alguns serviços como emissão da Carteira de Trabalho passou por problemas na administração passada e o serviço chegou a ser paralisado.

De acordo com o coordenador do SAC, Marcos Gomes, todos os serviços ofertados pelo órgão estão funcionando normalmente. Somente em janeiro de 2017 foram realizados mais de 9 mil atendimentos.

“Nossa demanda é grande, pois existem serviços que atendemos em Parauapebas e municípios vizinhos, como: Curionópolis, Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás e Xinguara”, explica o coordenador.

Cerca de 80 pessoas são atendidas diariamente no serviço de emissão de identidade. Ao todo, são disponibilizadas para o órgão 1.500 cédulas identidades por mês, número que é sempre maior, devido à grande procura. “A emissão da Carteira de Identidade é toda informatizada, emitimos primeira e segunda vias”, destaca Marcos Gomes.

Já a emissão de Carteira de Trabalho não tem limitação, pois a função do órgão é fazer coleta de dados dos usuários e enviar ao Ministério do Trabalho, que faz a confecção da carteira online. “O documento é entregue após 15 dias dos dados serem coletados no SAC, pois precisamos buscar as carteiras em Belém”, informa Marcos Gomes.

Outro serviço utilizado pelos usuários do SAC é a recepção informatizada. Funciona da seguinte forma: o usuário que não tem condições de retirar boletos como: IPVA, energia elétrica e fazer um currículo; é atendido no SAC. Em janeiro foram mais de 2.500 atendimentos desse tipo.

O SAC também oferta o Serviço de Alistamento Militar e Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Isenção e Reservista. “Estamos aqui para atender quem precisa desses serviços. Funcionamos de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h”, finaliza o coordenador.


Jéssica Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Matheus Costa | PMP


 

SEMED ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA
24 Fev 2017

A aposentadoria é uma etapa importante na vida do trabalhador: trata-se do direito e da conquista daqueles que tiveram um papel ativo na sociedade. E, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e preparar os servidores da educação para aposentadoria, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que se encontra em sua 3ª edição e está com inscrições abertas.

O atendimento do PPA é personalizado e por meio dele são ofertadas atividades sociointeracionistas aos funcionários. Para o exercício de 2017, estão inclusas palestras sobre qualidade de vida, empregabilidade, educação financeira e empreendedorismo e um workshop para troca de ideias, demonstração e aplicação de técnicas, habilidades entre outras.

O programa também disponibiliza o balcão previdenciário, onde são compartilhadas orientações da legislação, simulação de tempo, serviço e contribuição, agendamento para o processo da aposentadoria e uma rede de serviços que irá facilitar na condução desse ciclo. Além disso, o servidor tem a sua disposição oficina de ginástica laboral, minicursos e palestras que abrangem a temática.

Nilza Coelho, coordenadora executiva do PPA, diz que é importante orientar o servidor que está prestes a se aposentar e ajudá-lo a planejar essa nova fase da vida. “O PPA vem oportunizar aos servidores uma educação para a aposentadoria e auxiliá-los na reflexão, no planejamento e na construção desta nova etapa de suas vidas, possibilitando a elaboração de um projeto de vida futuro e o melhor, um projeto de vida com qualidade”, explica a coordenadora.

INSCRIÇÕES

Por meio do mapeamento realizado ainda em 2015, foram identificados mais de 400 profissionais com idade acima de 53 anos, sendo que mais de duas dezenas estão prestes a se aposentar voluntariamente e também pelo fator idade.

As inscrições devem ser realizadas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), localizado na rua A, Quadra Especial, bairro Cidade Nova, nos horários das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Semed
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Semed | PMP

 

PROJETOS IRÃO FORTALECER PECUÁRIA  E AGRICULTURA DE PARAUAPEBAS
24 Fev 2017

Desde que assumiu a Secretaria de Produção Rural (Sempror), em janeiro deste ano, o titular da pasta, Eurival Martins Carvalho, o popular Totô, como gosta de ser chamado, tem se reunido com várias entidades representativas do campo e da cidade. Seguindo as diretrizes de um governo popular definida pelo prefeito Darci Lermen, o secretário tem cumprido uma agenda intensa, que inclui sucessivas reuniões até mesmo aos domingos.

Conhecedor das mazelas do campo e grande articulador de projetos de apoio à produção regional, Totô destaca a importância da articulação política que envolva diversas entidades para definição da política agrícola a ser adotada pelo governo. “Através da articulação conjunta ganhamos mais força e envolvemos as organizações do campo em torno dos projetos do Governo Darci”, sublinha o secretário.

Preocupados em diversificar a matriz econômica de Parauapebas, que atualmente depende exclusivamente da mineração - um recurso não renovável -, o desafio da atual gestão é fortalecer a agricultura e a pecuária para diminuir os impactos sociais causados pelo desemprego no município e tornar Parauapebas autossustentável na produção de alimentos.

Para conseguir alcançar a meta, a prefeitura pretende investir um valor significativo em projetos para alavancar a produção vegetal e animal do município. No leque de entidades reunidas para discutir o novo formato de parcerias, está a Cooper, Vale, diversas associações de pequenos produtores, assentamentos, entidades sociais, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e demais secretarias que compõem o governo.

As reuniões servem para ajustar as parcerias firmadas de modo que o produtor seja beneficiado com formação e assistência técnica. O próximo passo é a definição final pelo prefeito dos projetos que já foram elaborados pela equipe técnica da Sempror e que serão implantados pelo poder municipal. Alguns desses projetos estão previstos para serem apresentados à sociedade logo após o carnaval.

Sempror
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Sempror | PMP





GUARDA MUNICIPAL É PREPARADA PARA GARANTIR TRANQUILIDADE AO CARNAVAL 2017
24 Fev 2017

Com a proximidade do carnaval, a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) intensificou nesta quinta-feira, 23, o treinamento para os 136 agentes que atuarão durante as cinco noites de festa, entre os quais 40 guardas preparados para garantir a segurança dos foliões.

O coordenador de operações e inspetor De Jesus observa que a festa deverá atrair pessoas dos municípios vizinhos, e o objetivo da capacitação é melhorar a abordagem, imobilização e condução de pessoas. “Nossa intenção é estar cada vez mais preparados para prestar a devida segurança no carnaval e em outros eventos grandiosos do município”, explica De Jesus, que informou a continuidade do treinamento até esta sexta-feira, 24.

Para quem vai aproveitar a folia, o inspetor aproveita e dá algumas dicas: “Você que vai para o carnaval, vá com a intenção de brincar e curtir de forma tranquila. Não se exceda, evite tumultos, se comporte para que tudo ocorra da melhor forma possível”.

No entorno da Praça de Eventos, as guarnições estarão distribuídas na lateral do palco e nas partes da frente e de trás. Além disso, duas viaturas ficarão circulando para coibir práticas de furto.

Segundo a subcomandante da Guarda, Thânia de Souza Santos, a corporação, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Corpo de Bombeiros, as polícias Militar e Civil, espera prestar um bom serviço aos cidadãos.

“Este ano contamos com todo apoio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). Esperamos, junto com os órgãos de segurança, atender aos anseios da sociedade para que o festejo vire referência na região”, declarou a subcomandante.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Gilberlan Atrox | PMP




PREFEITO DARCI APROVA IMPLANTAÇÃO DO BANCO DE ALIMENTOS
24 Fev 2017

“Estamos vivendo um momento de grande crise em todo o País e, particularmente em Parauapebas, estamos trabalhando para cuidar do problema da fome. Nesse sentido, o Banco de Alimentos vem para nos ajudar nesse momento tão necessário, nos permitindo ajudar as pessoas que mais precisam. Creio eu que será um sucesso”, disse o prefeito Darci Lermen no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), após reunião sobre a criação do Banco de Alimentos de Parauapebas.

No encontro, ficou acordado que o próximo passo será a construção do espaço físico, que deverá funcionar dentro da área do Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP). “Nossa reunião foi muito proveitosa, pois esse grupo de trabalho precisava da deliberação do prefeito para que pudéssemos dar prosseguimento e fazer os encaminhamentos necessários. Com a resposta positiva, agora seguiremos com a construção do prédio que abrigará o Banco de Alimentos”, destacou Daniele Gadelha, coordenadora geral de Segurança Alimentar e Nutricional (CGSAN), órgão ligado à Semas e que foi responsável pela organização e apresentação do projeto.

O encontro teve ainda a participação dos secretários de Assistência Social, Jorge Guerreiro, e de Planejamento, João José Corrêa, e ainda de representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Parauapebas (Comseans).

Daniele Gadelha, que é nutricionista, apresentou o projeto do Banco de Alimentos, o plano de trabalho, logística de funcionamento, entre outros subtemas, quando ficou clara a intenção do governo de fazer o Banco de Alimentos funcionar para ajudar as famílias do município que se encontram em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. “É um projeto incrível e que fará com que muitas pessoas deixem de passar fome em nossa cidade”, disse o secretário Jorge Guerreiro.

O Banco

O objetivo principal do Banco de Alimentos é minimizar o problema da fome, por meio do combate ao desperdício de alimentos, e promover educação alimentar e nutricional, bem como cidadania às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade socioeconômica.

O Banco de Alimentos funcionará em horário comercial recebendo doações de gêneros alimentícios de segmentos, como rede de supermercados atacadistas e varejistas, central de abastecimento, agricultores familiares beneficiários de programas governamentais, associações e cooperativas, produtores rurais e comunidade em geral.

Os alimentos arrecadados serão selecionados, processados e armazenados para serem doados à rede socioassistencial, ONG’s, hospitais, creches municipais e famílias cadastradas no Banco de Alimentos. Cadastro que será feito por meio de estudo social. Os beneficiários terão de participar, periodicamente, de cursos de capacitação, ações de geração de trabalho e renda, formação profissional e programas de educação alimentar e nutricional.

Os parceiros mantenedores, doadores e colaboradores poderão se beneficiar com incentivos fiscais existentes na legislação, bem como retorno de imagem com a colocação de suas logomarcas em todos os materiais do Banco de Alimentos.

Antonio Fernandes
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Jhonathan Felipe | PMP


SEMMECT ESTUDA ENERGIA ALTERNATIVA PARA PARAUAPEBAS
23 Fev 2017

O gestor da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect), Flávio Veras, esteve no início desse mês em Paragominas, para ver de perto um dos maiores investimentos que está dando certo naquele município paraense. Trata-se do projeto de energia fotovoltaica, uma tecnologia que converte a radiação solar diretamente em eletricidade.

O projeto animou Flávio Veras diante das muitas vantagens do sistema não apenas para o homem, mas também para o meio ambiente. “A economia gerada pela energia solar fotovoltaica nos permitirá executarmos um plano de eficiência energética nas escolas municipais, por exemplo, o que vai resultar em salas de aula climatizadas novamente, melhorando cada vez mais o processo de ensino,” observou o titular da Semmect.

A implantação desse novo projeto em Parauapebas vai reduzir os valores nas faturas de energia da prefeitura em até 95% anualmente. Resultado: mais economia para o município e, consequentemente, sobra de recursos para serem investidos em áreas como da saúde, educação e infraestrutura.

O consumo de energia mensal da administração pública é alto, observa Flávio Veras, e com esse projeto a economia no consumo será grande. Em conversa com o secretário de Mineração, o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, disse que Parauapebas é uma cidade muito promissora e que a energia fotovoltaica irá garantir ainda mais benefícios para a população.

Flávio Veras já está programando mais uma viagem a Paragominas, para alinhar os últimos detalhes da implantação desse projeto energético em Parauapebas. É a primeira vez que um titular da Semmect viaja em busca de novos conhecimentos para a implantação de um projeto ousado como esse em Parauapebas.

Criada há pouco mais de quatro anos, a Semmect até então não havia encontrado espaço para trabalhar no governo apesar de ser responsável por propostas que possam inovar a economia do município dentro de áreas muito exigidas e exploradas atualmente não só no Brasil, como em todo o planeta, no caso a ciência e a tecnologia, bem como é responsável em pensar em políticas na área de mineração, razão do surgimento de Parauapebas, cujo atual governo se preocupa agora em implantar novas matrizes econômicas para decretar a total independência do município.

Antônio Marcos
Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: Matheus Costa | PMP




CEAP COMEÇA OS TRABALHOS PARA 2017
23 Fev 2017

A região de Parauapebas é conhecida como um espaço gerador de conhecimentos, experimentação pedagógica e divulgação dos saberes relativos às questões ambientais. Com o objetivo de dar início ao planejamento das ações a serem desenvolvidas em 2017, a equipe do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) se reuniu com os parceiros de programas e projetos que dão suporte à implantação de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade na cidade.

O primeiro momento do evento, que ocorreu no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi marcado por dinâmicas e estudos que irão servir de bases teóricas para as discussões acerca da questão ambiental da região. Temas como a conservação e os aspectos ecológicos de Carajás, o histórico e ocupação das regiões sul e sudeste do Pará, o mosaico de Carajás e as atribuições do ICMBio para a educação ambiental na região foram a pauta da reunião.

Estiveram presentes e colaborando com esse processo os parceiros institucionais da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), representada pela professora Andréia Siqueira; o ICMBio, por Marcel Régis e Frederico Drumond, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o analista ambiental Hestanuander Alves.

Para o pedagogo e coordenador do Centro José Orlando Zelão, a reunião foi muito produtiva e vai gerar ótimos resultados. “Esse foi apenas um dos muitos momentos de formação e planejamento que teremos ao longo do ano, que com certeza farão toda a diferença no desenvolvimento de nossas atividades”, acredita o coordenador, para divulgar dois projetos que serão lançados ainda neste mês, por meio de edital: de Formação de Professor (PFP) e Jovem Ambientalista (PJA).

Criado em outubro de 2005 e idealizado para desenvolver atividades de educação ambiental na região de Carajás, o Ceap conta com uma equipe de 13 educadores ambientais, entre professores e técnico administrativo, com formação em áreas afins e pré-disposição para cumprir a atividade proposta.

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Atualmente, o Ceap desenvolve seis projetos: o Projeto a Escola vai à Flona (PEF), Jovem Ambientalista (PJA), Criança Ambientalista (PCA), Formação de Professor (PFP), Treinamento Ambiental (PTA) e o Projeto Carajás vai à Escola.

SOBRE O CEAP

O Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (CEAP) é um programa de educação ambiental, formado numa parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias de Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semma), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A parceria tem como missão “Educar Ambientalmente a Região de Carajás em busca da Sustentabilidade”.

Assessoria de Comunicação | PMP

Página 1 de 58

ouvidoria 5

ctic

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper