news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

PROCURADORIA DE PARAUAPEBAS RECEBE TURMA DE ALUNOS DE DIREITO
22 Jun 2017

No ano que vem, Parauapebas contará com a terceira turma de bacharéis em Direito formados no próprio município graças ao convênio firmado entre a prefeitura e a Universidade Federal do Pará (UFPA). 

São cerca de 45 alunos, que já começam a pensar em temas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e que, na manhã de hoje, 22, estiveram no Fórum de Justiça de Parauapebas, no Ministério Público e na Procuradoria Geral do Município para conhecer um pouco mais sobre a profissão e se enriquecer sobre Prática Forense, que é uma das disciplinas de Direito.

Acompanhados pela professora Luanna Tomaz, os futuros bacharéis foram recebidos, na prefeitura, pelo procurador geral adjunto, Thiago Pinho, que explicou ao grupo sobre o papel da procuradoria na administração pública, a estrutura interna, a forma de ingresso na carreira e a composição atual do órgão.

“Essas visitas são para que os alunos possam se familiarizar com a rotina do Direito, com as suas competências, até para ver se o aluno se identifica com a disciplina”, observou Thiago Pinho. A professora Luana arrematou: “A visita foi muito gratificante porque eles puderam ter uma noção desse trabalho, da advocacia pública, que envolve Direito Público, Direito Administrativo, quais as dificuldades e também as possibilidades dessa carreira tão bonita”.

Segundo a professora, o curso de Direito da UFPA é hoje um dos melhores do Brasil. Tem o selo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Selo OAB, e recebeu nota 5 do Ministério da Educação e Cultura (MEC). “Então, é um curso de excelência. São profissionais que o município de Parauapebas e a região toda terá e que a gente espera que possa contribuir para a melhoria da região”, disse Luanna Tomaz.

Além do curso de Direito, o convênio da Prefeitura de Parauapebas com a UFPA também oferece os cursos de engenharias mecânica e civil e Contabilidade.


Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

TRADICIONAL CARROÇADA ABRE PROGRAMAÇÃO DO 15º FESTIVAL JECA TATU
22 Jun 2017

As ruas de Parauapebas foram invadidas por um desfile de muita irreverência, alegria e cores na tradicional carroçada que abriu o 15º Festival Jeca Tatu, nesta quarta-feira, 21. O desfile saiu da Praça Faruk Salmen, no bairro Guanabara, e seguiu até à Praça de Eventos, na Cidade Nova.

Ao todo, 21 quadrilhas participaram do desfile, que tem como proposta convidar a população para prestigiar a maior festa junina da cidade, que se prolongará até domingo, 25. Para a recepcionista Lizandra Santos, a alegria e o ritmo dos brincantes contagiaram o público. “Muito bonita essa brincadeira em clima de festa. Desse jeito, dá vontade de participar também. Vou levar minha família na Praça de Eventos”, disse a moradora do Rio Verde, que assistia à carroçada.

Na chegada à Praça de Eventos, os brincantes foram recepcionados com queima de fogos e por um grande público que assistiu a concursos para escolha da Miss Caipira Gay, Jeca, Miss Caipira, Casamento na Roça, quadrilhas mirins, apresentações de artistas locais e o Boi Bumbá da Maiobá, direto do Maranhão, na arena montada especialmente para as apresentações.

“Este ano, o festival trouxe o boi, que é muito legal, e as quadrilhas mirins, que deram um charme ao evento, pois as crianças e os adultos se divertem”, observou a auxiliar administrativa Ivaneide Costa.

Durante todo o festival, as quadrilhas Explode Coração, Príncipe da Roça, Explosão Junina, Encanto Junino, Cabras da Peste, Morceguinhos da Roça, Os Matutos, Rabo de Palha, Moleque Doido, Revelação Caipira, Flor do Sertão, Os Caipiras, Tradição dos Minérios, Guerreiros de Fogo, Flor do Futucaí, Esplendor Junino, Coração do Sertão, Sedução Junina, Explosão de Cheiro, Jovens do Cangaço, Império de são João, Chapéu de Palha, Coração do Sertão, Guerreiros de Fogo e Paixão Junina irão disputar o título nos três primeiros lugares nas categorias Caipira, Estilizada e de Salão.

As campeãs serão conhecidas no dia 26 deste mês. O Festival Jeca Tatu é uma realização da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) e Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

 


Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

NOTA DE ESCLARECIMENTOS SOBRE PROCESSO DE LICITAÇÕES
22 Jun 2017

Esclarecemos a toda população, em especial aos interessados em participar e/ou acompanhar licitações, promovidas pelo Setor de Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal de Parauapebas, que há meses estamos com problemas de ordem técnica quanto às informações transmitidas para o Portal da Transparência deste órgão. Uma vez que, ao final de cada dia, as informações de processos lançados/inseridos no sistema operacional ASPEC, ainda em fases iniciais (fase interna da licitação), são transmitidas de forma automática e indevida ao Portal da Transparência, gerando inclusive data de publicação dos respectivos editais, o que não correspondente à realidade dos mesmos, tendo em vista que ainda estão na fase interna.

Desta forma, informamos que já há algumas semanas estamos tentando solucionar este problema junto ao próprio sistema operacional ASPEC, razão pela qual pedimos a compreensão de todos.
Por fim, ressaltamos que todos nossos editais são devidamente publicados no site da prefeitura, no seu quadro de avisos, na Imprensa Oficial do Estado (IOE) e no Diário Oficial da União (DOU) e ainda no portal do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA). Destaque-se que em momento algum este Setor está se negando a disponibilizar os editais dos processos que se encontram em suas fases externas e que já estão devidamente publicados nos meios acima descriminados.

Agradecemos a compreensão de todos.

Coordenadoria de Licitações e Contratos

ALUNOS DE 27 ESCOLAS MOSTRAM O QUE APRENDERAM NO SEMESTRE
22 Jun 2017


Quem for à prefeitura até esta quinta-feira, 22, vai se deparar com uma exposição de 27 escolas municipais sobre o que os alunos aprenderam neste semestre. “Você já sorriu hoje?”, pergunta o cartaz, atiçando o bom humor dos visitantes em tempos de crise, entre tantos outros trabalhos, como o das cartas envelhecidas para lembrar um tempo em que as pessoas usavam papel e caneta para se comunicar.

A exposição, que se encontra no hall da prefeitura, faz parte da Mostra Interdisciplinar do Conhecimento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Ensino dos 3º e 4º ciclos, que começou na manhã da terça-feira, 20, no auditório da Semed.

Além da exposição de trabalhos e de experimentos, houve apresentações musicais e performances, todas com base em um tema: “Meio Ambiente”, que envolveu alunos do 6º ao 9º ano. A maioria das escolas expõe de forma lúdica e criativa o resultado de trabalhos desenvolvidos com os educandos durante o 1º semestre.

Durante a cerimônia de abertura da Mostra, várias mensagens importantes foram evidenciadas: a escola Mário Lago desfilou e falou sobre reciclagem; a Josias Leão, com a peça “Família busca Ler”, discorreu sobre a importância da leitura; danças, sarais e declamação de poemas de autoria própria mostraram a relevância da arte e da cultura, momento em que muitos talentos foram revelados.

Com o “Rap da Água”, a escola Olga da Silva também desenvolveu a temática proposta de forma criativa e deixou para todos a mensagem sobre a importância de se preservar esse bem precioso, que tanto tem sido desperdiçado.

“Viemos aqui dividir com outros colegas um pouco daquilo que aprendemos. O semestre foi de muito conhecimento, mas uma das lições mais importante foi a de preservar”, ressaltou o estudante do 6º ano Maxymus Felipe de Oliveira. O jovem disse que a palavra da vez é “conscientizar” e esse trabalho já está sendo feito até com sua vizinhança: “Quando vejo alguém desperdiçando água, vou lá e falo da importância de usar somente o necessário”.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Para o coordenador pedagógico da escola Olga da Silva, Adolfo Freitas Fonseca, o evento oportunizou aos envolvidos troca de conhecimento e experiência, além de comprovar que as unidades educacionais têm realizado um trabalho voltado para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Socializamos conhecimento, informações. Essa troca de experiências nos permite crescer bastante e traz para os alunos a aquisição de novos saberes”, avaliou Adolfo.

Segundo Valdelice Cardoso dos Santos, coordenadora de 3º e 4º ciclos, a Mostra alcançou seu objetivo. “Todos os trabalhos apresentados e expostos aqui são frutos do conhecimento dos alunos. Eles representam uma parte do que de fato esses jovens estão aprendendo nas escolas”, disse a coordenadora.

O secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, e a diretora pedagógica da Semed, Veronice Coelho, também participaram da abertura da Mostra. Eles aproveitaram a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos na ação pelo “brilhante trabalho” desenvolvido e ressaltar a importância da realização da exposição.


Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

COMEÇA HOJE EM PARAUAPEBAS O FESTIVAL JUNINO JECA TATU
21 Jun 2017

Começa hoje, 21, um dos mais tradicionais eventos juninos realizado pela Prefeitura de parauapebas: o Festival Jeca Tatu, que chega a sua 15ª edição. A programação preparada pela Secretaria de Cultura (Secult) está bem diversificada. Além da apresentação das quadrilhas, maiores estrelas da festa, haverá shows de grupos regionais locais e do Maranhão.

A abertura oficial do festival será às 15h. Logo após, a carroçada sairá da Praça da Guanabara até a Praça de Eventos, onde haverá apresentação das quadrilhas Moleque Doido, Pé de Moleque e Os Matutinhos.

Ainda fazem parte da programação de hoje o 13º concurso Miss Caipira Gay, concurso de jeca, Miss Caipira, Miss Mulata e Miss Simpatia e ainda o concurso do casamento na roça. O festival será encerrado com a apresentação do Boi do Maiobá.  

O festival vai até domingo, 25. Na segunda-feira, 26, o anúncio dos vencedores do evento.

Confira a programação:

Dia 21 (quarta-feira)

14h – Encontro dos carroceiros, para passeata
15h – Abertura oficial do 15º Festival Junino Jeca Tatu
16h – Saída da Carroçada da Praça da Guanabara
19h – Chegada da Carroçada à Praça de Eventos
20h – Apresentação da quadrilha Moleque Doido
20h35 – Apresentação da quadrilha Pé de Moleque
21h05 – Apresentação da quadrilha Os Matutinhos
13º Concurso Miss Caipira Gay

  • Concurso de jeca e das misses Caipira, Mulata e Simpatia
  • Concurso do Casamento na Roça
  • Apresentação de grupos convidados

23h – Boi do Maiobá

Dia 22 (quinta-feira)

A partir das 19h, apresentação das quadrilhas Explode Coração, Príncipe da Roça, Encanto Junino, Tradição dos Minérios, Flor do Futucai, Esplendor Junino, Os Matutos e Os Caipiras.

Entre as apresentações das quadrilhas, haverá a do Grupo Cacuriá.

01h – Show de encerramento do segundo dia do festival

Dia 23 (sexta-feira)

19h – Apresentação de dez quadrilhas intermunicipais e da convidada Espalha Palha e apresentação do grupo Tambor de Crioula.

Dia 24 (sábado)

19h – Apresentação da quadrilha mirim Rei do Cangaço
19h40 – Início da apresentação das quadrilhas Império de São João, Chapéu de Palha, Coração do Sertão, Guerreiros de Fogo, Salão Paixão Junina, Salão Explosão de Cheiro e Salão Sedução Junina.
Apresentação do grupo Boi de Orquestra, com o festival encerrando-se com Liah Soares.

Dia 25 (domingo)

19h – Início da apresentação do grupo Dança Portuguesa
20h – Apresentação da Dona Onete
21h05 – Início da apresentação das quadrilhas Explosão Junina, Morceguinhos da Roça, Revelação Caipira, Cabras da Peste, Jovens do Cangaço e Rabo de Palha.
01h – Encerramento com banda local.

Dia 26 (segunda-feira)

14h – Início da apuração das notas para resultado oficial do 15º Festival Junino Jeca Tatu 2017.

 

Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

SAAEP INTERLIGA REDE DO BAIRRO DA PAZ AO PARAÍSO
21 Jun 2017

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) iniciou no fim da tarde desta terça-feira, 20, a obra de interligação entre a rede de abastecimento dos bairros da Paz e Paraíso.

A interligação irá beneficiar diretamente os moradores do bairro Paraíso, que até então era abastecido por poços artesianos e passava por constantes problemas no fornecimento de água. O bairro possuía três poços, dos quais apenas um funcionava efetivamente.

Segundo o diretor de Planejamento do Saaep, Leônidas Brito, “foi estudada a viabilidade de abastecer o bairro Paraíso interligando-o com a rede de abastecimento do bairro da Paz, e constatou-se que, como o bairro da Paz atualmente está sendo abastecido pela ETA I, temos demanda de água suficiente para também atender o bairro Paraíso.”

O processo de interligação é simples, sendo necessário fazer uma ligação entre a adutora de 110 mm que passa na PA 275 com a rede do bairro Paraíso na av. Presidente Prudente.

Ao final da execução da obra, o bairro passará a receber água direto da rede da Estação de Tratamento de Água.

 

Texto: Anderson George
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PASSEIOS ESTIMULAM PREFEITURA A INVESTIR NO TURISMO DE PARAUAPEBAS
20 Jun 2017

Saindo da zona urbana de Parauapebas, encontra-se um paraíso ecológico que atrai a atenção de quem não dispensa um contato maior com a natureza e aprecia uma boa trilha. Apesar da beleza do local, muita gente, até mesmo quem nasceu no município, ainda desconhece tamanho refúgio de uma fauna e flora que só existem nessa região e que “escondem” segredos pré-históricos: a Floresta Nacional de Carajás (Flona).

A Prefeitura de Parauapebas quer mostrar a floresta para o Pará, para todo o Brasil e também atrair turistas estrangeiros. Mas todo mundo sabe que para se vender bem um produto é preciso conhecê-lo com autoridade. Ciente disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) criou um city tour institucional, batizado de Rota Carajás, para apresentar a Flona, primeiro, para quem tem as chaves do desenvolvimento da cidade: o próprio prefeito e demais autoridades.

Assim, no último sábado, 17, foi realizado o primeiro Rota Carajás, com a presença do prefeito Darci Lermen, secretários municipais, vereadores, cerimonialistas, servidores que trabalham na área do turismo e representantes do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), guiados pela Cooperativa de Ecoturismo de Carajás (Cooperture).

Conforme explica o secretário de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz, o objetivo foi o de sensibilizar as autoridades, agências e cooperativas de turismo a replicarem os roteiros que integram grandes projetos para o município. “A ideia é mostrar os atrativos turísticos naturais que o nosso município possui, através de uma nova matriz econômica sustentável”, aponta ele.

O circuito ecológico das autoridades começou por uma trilha da Lagoa da Mata, seguida pela visita ao Mirante da Mina GN4, passando pela savana metafólica, cavernas ferríferas e finalizada com a belíssima paisagem da Cachoeira de Águas Claras. O percurso não corresponde nem a 20% de todo o potencial turístico da floresta.

“Parauapebas é uma cidade privilegiada. Ao nosso lado se esconde uma fauna e flora que podem ser descobertas nesses passeios. É importante que a população conheça esse paraíso e ajude a fomentar o turismo”, sugere Darci Lermen, que tem trabalhado para transformar o turismo em novo eixo econômico de Parauapebas.

NOVAS ROTAS

A área, que alcança quase 411 mil hectares, impressiona os visitantes pelas árvores gigantes, trilhas escondidas na mata que revelam uma fauna rica, com espécies raras encontradas apenas nesta região. É possível encontrar também diversos córregos e cachoeiras, fontes que cruzam a imensidão do santuário ecológico.

São muitos os grupos que se aventuram no isolamento dessa paisagem onde o silêncio é quebrado pelo canto das aves e pelo som que vem da natureza. Uma pequena e linda flor vermelha só existe naquela área. Para os amantes da fotografia, é um prato cheio para capturas de imagens que não existem em nenhum outro local do planeta.

A Seden já programa novos passeios para a Flona, agora com a participação de seguimentos empresariais e estudantis.

Serviço: Para realizar o passeio, entre em contato com a Cooperativa de Ecoturismo de Carajás, pelo telefone (94) 3356-2263.

 

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Colaborou: Hanny Amoras | Ascom
Fotos: Michell Tuler
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

COMPETIÇÃO DE BICICROSS MARCA DOMINGO EM PARAUAPEBAS
19 Jun 2017

 

O domingo foi de pedaladas radicais em Parauapebas. Atletas e amantes do Bicicross participaram do PBS CUP 2017, competição interna realizada no município. O palco das disputas foi a pista oficial do Ginásio Poliesportivo no bairro Beira Rio, onde vários atletas de diversas categorias se destacaram.

Além dos competidores de Parauapebas, o PBS CUP contou com a participação de atletas das cidades de Açailândia e Imperatriz, no Maranhão, de Colinas (TO) e de São Miguel do Guamá (PA). As categorias em destaques foram: Pré-Bike (7 a 16 anos), MPB Mountain Bike, Júnior Mam, Cruizer, Elite Mam e Elite Master.

Na categoria Pré-Bike, com bicicleta sem pedal, um dos destaques foi o garoto André Vitor, de 10 anos, que fez bonito e conquistou troféu. Mas nem tudo foi só alegria. A disputa teve uma baixa: o experiente Rodrigo Lima, campeão da Copa Brasil este ano, sofreu uma lesão no tornozelo após um choque.

Rodrigo é de Parauapebas, mas é conhecido nacionalmente no Bicicross. Ele já comprou passagem para participar do campeonato brasileiro, que será realizado no próximo dia 2 de julho, em Campo Grande (MT), mas a lesão pode tirá-lo da disputa.

Criada em 2009, a competição tem como um dos principais objetivos movimentar os atletas da modalidade e preparar os jovens para disputas fora de Parauapebas. Railton Oliveira, um dos organizadores da competição, classificou como positivo o evento.

“Essa competição é destinada principalmente para os atletas de Parauapebas que treinam dia a dia na escolinha de Bicicross da Semel. A ideia de criar o PBC CUP foi para aumentar o incentivo aos jovens e futuros atletas de alto rendimento”, disse Railton.

A competição contou com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). O secretário Laoreci Diniz Faleiro marcou presença no evento, ratificando o compromisso do governo municipal com todas as modalidades esportivas locais.

 

Texto e fotos: Carlos Campos | Semel
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

MOSTRA CERTIFICA MELHORIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PARAUAPEBAS
19 Jun 2017


“Práticas Pedagógicas que Respeitam a Infância e suas Especificidades”. Esse foi o tema da 3ª Mostra das Práticas Pedagógicas da Educação Infantil realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Setor de Educação Infantil. Objetivo foi compartilhar as boas práticas pedagógicas por meio dos relatos de experiências, valorizar e refletir sobre a importância do planejamento para alcançar excelentes resultados na educação municipal.

A abertura da Mostra ocorreu no hall de entrada da prefeitura em clima de festa, com a apresentação da quadrilha mirim da Escola Pequeno Príncipe e a tradicional dança da saia apresentada pela Escola Turma da Mônica. No mesmo espaço, também foram expostos trabalhos na forma de cartazes, fotos, livros e outros materiais confeccionados a partir de ações realizadas pelas unidades educacionais.

Logo após as apresentações culturais, foi feita a abertura oficial dos trabalhos e, na sequência, gestores e coordenadores de 12 escolas de Educação Infantil apresentaram por meio de registros fotográficos e relatos as práticas geridas nas escolas e seus resultados.

Entre as práticas, comunidade de leitores, hábitos de higiene com o corpo, roda de conversa, revitalização dos espaços, implantação do self-service e tantas outras iniciativas, para que as crianças se sintam felizes e confortáveis no ambiente escolar e os pais seguros da educação dos filhos.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, deu as boas-vindas aos mais de 50 educadores presentes no auditório e enfatizou os resultados das práticas pedagógicas. “Parabenizo a todos vocês pelo bom trabalho realizado nas escolas. É muito satisfatório ver educadores atuando de forma responsável e criativa, assim se consegue cativar, envolver e aumentar o interesse dos alunos, o que reflete diretamente na qualidade do ensino”, enfatizou o gestor.

Segundo a coordenadora do setor de Educação Infantil, Maria Edna Cruz, a ideia é oferecer cada vez mais uma educação humanizada que respeite a criança enquanto sujeito de direitos. “É preciso socializar as ações, o que tem ressignificado a forma de olhar para as nossas crianças. Agradeço a contribuição de cada gestor, que através das práticas tem ajudado os alunos a superar dificuldades e a adquirir novos conhecimentos”, afirmou.

A coordenadora da Escola Criança Esperança, Zoray Lopes, e a gestora da Escola Leide Maria Torres, Edna Maria, participaram do evento representando todas as unidades de educação infantil. O secretário-adjunto Antonino Brito também prestigiou a ação.

 

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Piedade Ferreira | Ascom
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

MAIS DE 400 QUILÔMETROS DE ESTRADAS SÃO RECUPERADOS NA ZONA RURAL
19 Jun 2017

Dando prosseguimento à recuperação das estradas vicinais na zona rural do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), executa serviços de limpeza, recuperação das estradas e reabertura de vias que se encontravam com a vegetação avançada nas vilas Sanção, Valentim Serra e na área do eixo Itacaiúnas e Beiradão.

De acordo com os moradores, essas localidades passaram cinco anos sem receber qualquer tipo de manutenção, fazendo com que a vegetação crescesse e algumas vicinais deixassem de existir, dificultando o acesso.

“Ficamos cinco anos sem receber melhorias das estradas. Uma estrada boa é tudo pra nós porque dependemos dela para trabalhar e chegarmos mais cedo em casa. Agora está ficando muito bom o trabalho da prefeitura”, avalia a moradora do Beiradão, Betânia Nascimento.

Para colocar a manutenção dessas estradas em dia, a prefeitura utiliza maquinários como trator de esteira, pá carregadeira para a remoção de terras e entulhos, retroescavadeira para desobstrução de bueiros e reconstruções de pontilhões, caminhões para o transporte de cascalho e motoniveladora para, após a reabertura das vias, promover o nivelamento no terreno.

Segundo a Semob, em toda a zona rural mais de 400 quilômetros de estradas já foram recuperados, inclusive em áreas indígenas. O serviço que iniciou em janeiro atenderá todas as áreas.

“Estávamos sofrendo muito com as péssimas condições das estradas, mas graças a Deus está bem melhor. Espero que continue assim. Antes eu levava uma hora para chegar até a cidade, agora consigo chegar em 30 minutos”, relata o morador Fábio Nascimento da Vila Valentim Serra, que precisa vender seu produto no centro comercial de Parauapebas.

A Semob também colocou manilha em caráter emergencial no acesso da Vila Sanção ao Beiradão, para substituir uma ponte de madeira que estava deteriorada. Contudo, será preciso recuperar a ponte já que o paliativo atende apenas nesse período de seca, uma vez que o volume do rio é gigantesco no período chuvoso, serviço que aguarda a finalização do processo licitatório para a construção das pontes de concreto.

“Com a manutenção periódica nas estradas, esperamos para os próximos anos a redução nos custos, mantendo as mesmas sempre em boas condições, garantindo aos produtores da região acesso e escoamento seguro para seus produtos. Nosso objetivo é atender toda a zona rural, pois sabemos a importância dessas estradas”, diz a secretária de Obras, Silvana Faria.


Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira e Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Página 1 de 82

ouvidoria 5

ctic

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper