news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

XXI SEMANA DA ÁRVORE DE PARAUAPEBAS
21 Mar 2017

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, (Semma) promoverá a XXI Semana da Árvore de Parauapebas.
O evento iniciará nesta terça-feira, 21, às 8 horas, no lago da Nova Carajás, com a abertura oficial e o plantio de mudas com o tema “Criação do Bosque Amigos da Natureza”.

Confira a programação da XXI Semana da Árvore de Parauapebas:

Data: 21/03/2017 (3ª feira)
Horário: 8 às 12h
Local: Lago da Nova Carajás.
- Abertura oficial
- Plantio de mudas “Criação do Bosque Amigos da Natureza”
- Blitz trote PJA (Projeto Jovem Ambientalista)
Locais: Cruzamento da rua 14 com a rua F; rua do comércio com av. Liberdade; av. Liberdade com a rua Lauro Corona.

Data: 22/03/2017 (4ª feira)
Horário: 9 às 12h
Local: Ginásio Poliesportivo
- Oficinas para a comunidade em parceria com a Universidade Federal Rural do Pará (Ufra). “Projeto UFRA na Comunidade”

Data: 23/03/2017 (5ª feira)
Horário: 9 às 12h
Local: Ginásio Poliesportivo
- Gincana ecológica 7° ano

Data: 24/03/2017 (6ª feira)
Horário: 16 às 22h
Local: Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC)
- Formatura do PJA
- Apresentações culturais
- Encerramento

Data: 25/03/2017 (Sábado)
Horário: 8 às 17h
Local: Flona Carajás
- Expedição àFlona Carajás, pela equipe vencedora da gincana.

Assessoria de Comunicação | PMP

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO SÃO ORIENTADOS SOBRE REFORMA PREVIDENCIÁRIA
21 Mar 2017

A reforma previdenciária tem preocupado os brasileiros, principalmente aqueles que estão perto de se aposentar. Com o intuito de orientar e esclarecer dúvidas dos servidores sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), ofereceu uma palestra com o tema: “Regras de Transição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 e Expectativas de Direito para o Gozo de Aposentadoria do Professor”.

A atividade, que ocorreu durante a manhã do último sábado,18, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), reuniu mais de 150 servidores da educação, tanto aposentados quanto em via de aposentadoria.

Ministrada pela advogada Patrícia Alves de Oliveira, especialista em Direito Previdenciário, a palestra apresentou esclarecimentos sobre o atual modelo previdenciário e fez comparativos entre este e o novo modelo pós-reforma, abordando os fatores de transição, benefícios e prejuízos para os trabalhadores, sempre procurando destacar as mudanças especificas para o caso dos professores.
“É um momento complicado, mas precisamos entender essas possíveis mudanças, até mesmo para que o trabalhador possa organizar sua aposentadoria, seu futuro, sua vida. A grande maioria das pessoas que estão presentes aqui está dentro da regra de transição, e com a aprovação da proposta elas precisarão trabalhar 50% do tempo a mais do que o que estava previsto, isso gera um impacto psicológico e financeiro em suas vidas e elas precisam se preparar”, observou a palestrante.

CONTRIBUIÇÃO RELEVANTE

Maria Dileuza de Oliveira Santos, professora da escola Municipal de Ensino Fundamental Olga da Silva, foi uma das servidoras beneficiada com a palestra. Com 53 anos de idade e 33 anos de contribuição, ela ainda não deu entrada na aposentadoria.

“A palestra ajudou a esclarecer muitas dúvidas. Concluí que preciso dá entrada na minha aposentadoria o quanto antes. Vou procurar o PPA para mais orientações, e o mais breve possível irei ao INSS, pois depois de tanto tempo de trabalho, das nossas contribuições, agora é a hora de usufruir desse direito”, defendeu a professora.

Quem também participou da atividade foi a vice-diretora da Escola Olga da Silva, Maria Elizete Pinheiro Barros, de 49 anos, para quem a palestra foi elucidativa. “Com o auxílio do PPA eu dei entrada na minha aposentadoria. Agora só estou aguardando o andamento do processo e, o melhor, estou tranquila, pois depois da palestra ficou claro que não precisarei passar pelas regras de transição”, declarou a aliviada Elizete.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, destacou a relevância da palestra e parabenizou a coordenadora do PPA pelo trabalho desenvolvido. “É importante que esse tema seja amplamente discutido, pois é um assunto polêmico, uma vez que mexe com a vida, o futuro das pessoas. E, ao final de uma vida de trabalho,precisamos ter assegurada uma aposentadoria tranquila e digna. Parabenizo a professora Nilza pelo excelente trabalho realizado, por sensibilizar, informar e orientar os servidores da educação nesse sentido”, concluiu o gestor.
A coordenadora executiva do PPA, Nilza Coelho, relatou sobre o objetivo do programa. “Nós temos vários servidores em via de aposentadoria e esse número vem crescendo. Nosso objetivo é preparar esses servidores na busca de uma melhor qualidade de vida, seja por meio de orientações personalizadas, de cursos, de palestras como esta, de oficinas, entre outras atividades”, destacouela, informando que Parauapebas é pioneiro em oferecer essa atenção personalizada ao setor público.

Também participaram do evento Josenilson Gomes, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Administração (Semad); Raimundo Moura, um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) – Subsede Parauapebas; e a professora Benilda Ferreira de Souza, autora do Hino de Parauapebas.


Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Ascom | PMP

CMJ PROMOVE 1° ENCONTRO DA JUVENTUDE COM O SEGMENTO CULTURAL
20 Mar 2017

Na manhã do último sábado, dia 18, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) promoveu o 1° Encontro da Juventude com o segmento cultural. O evento foi realizado no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, no bairro Beira Rio ll.

Foi o terceiro encontro realizado pela coordenadoria. O primeiro foi na Palmares ll, com os jovens da zona rural; e o segundo na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) com os universitários.

Agora quem teve a oportunidade de expor os anseios, projetos, problemas, foram os jovens ligados à produção cultural no município.

Até abril, a CMJ vai realizar oito encontros, cujos debates e conversas servirão de base para a construção de políticas públicas para a juventude de Parauapebas, nas mais diversas áreas.

Sabrina Linhares
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Bruno Cecim | PMP

 

17ª COPA PALMARES DE FUTEBOL DE CAMPO REÚNE 34 EQUIPES
20 Mar 2017

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou no último domingo, 19, o torneio de abertura da 17ª Copa Palmares de Futebol de Campo. A competição, que acontece no estádio do bairro Palmares Sul, é uma das mais tradicionais do município e reúne atletas amadores das zonas rural e urbana de Parauapebas.

Imprensa e um público considerável compareceram para prestigiar o evento, que contou com a participação dos idealizadores da Copa. “Este ano, a competição conta com 34 equipes de vários bairros e localidades de Parauapebas. Devido ao grande número de times inscritos, a Copa deve ter duração de três meses”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz.

Como premiação, o Bragantino, time vencedor da competição do final de semana, ganhou o direito a uma das vagas da 2ª fase da Copa, além de troféu e medalhas. A partir do próximo sábado, 25, todas as equipes se enfrentarão em jogos eliminatórios de ida e volta.

Também já classificado para a próxima fase por ter sido campeão do último ano, Dinho Marcos, capitão da Adep, elogiou a iniciativa do evento. “Gostaria de agradecer à Semel pela organização do torneio. É muito importante esse apoio que nós, atletas amadores, temos recebido da prefeitura”, elogiou Dinho.

Anderson George
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: José da Piedade | PMP




SEMPROR APRESENTA PROJETOS PARA PRODUTORES RURAIS
20 Mar 2017

A Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) realiza, neste mês de março, a apresentação do planejamento e projetos que serão desenvolvidos para os produtores rurais ao longo deste ano. A proposta do governo é ajustar as atividades de acordo com a necessidade e o perfil de cada produtor e do mercado local e, dessa forma, aumentar a produção da agricultura familiar e gerar renda.

Os produtores da região do Cedere I, da Paulo Fonteles, Palmares Sul e Vila Sanção tiveram a oportunidade de dialogar com a equipe da Sempror, para tirar dúvidas e conhecer os critérios para elaboração de cada projeto. Plano Safra 2017/2018, projetos de olericultura, fruticultura, ovinocultura, apicultura, bovinocultura leiteira, piscicultura e as metas para cada um foram alguns assuntos abordados no encontro.

“Estamos acreditando nessa nova gestão e que esses projetos voltados para os pequenos produtores vão dar certo”, declarou o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Palmares Sul, José Antônio.

A Sempror vai iniciar o cadastramento dos produtores ainda no mês de abril. “Após apresentação dos projetos vamos realizar o cadastramento para identificar o perfil de cada agricultor, e dessa forma começar a desenvolver as atividades voltadas para o pequeno produtor”, destacou o secretário de Produção Rural, Eurival Martins, mais conhecido como Totô.

Liliane Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos:  Adahilton Araújo | PMP




SAAEP CONVOCA MAIS 47 CLASSIFICADOS NO CONCURSO PÚBLICO
20 Mar 2017

A convocação com o nome e cargo de 47 candidatos classificados no concurso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 20. Com essa segunda chamada, o órgão conclui a lista dos 85 candidatos classificados dentro das vagas ofertadas no concurso público em 2016.

A convocação contempla os níveis fundamental, médio e superior nos cargos de motorista, auxiliar administrativo, auxiliar operacional, encanador, operador de sistemas alternativos, eletricista, técnico em meio ambiente, técnico em segurança do trabalho, técnico em edificações, engenheiro ambiental, engenheiro civil e engenheiro químico, engenheiro eletricista, contador, biólogo e administrador.

Os candidatos devem comparecer no setor de recursos humanos do Saaep, localizado no bairro Beira Rio, nos dias 29, 30 e 31 deste mês, nos horários e com a relação de documentos divulgados no edital de convocação. A posse deve ocorrer no prazo de 30 dias.

Confira a lista dos convocados: http://www.ioepa.com.br/diarios/2017/2017.03.20.DOE.pdf

Assessoria de Comunicação | PMP

DARCI LERMEN VISITA MERCADO MUNICIPAL E DIZ QUE VAI MODERNIZAR O LOCAL
20 Mar 2017

A partir da próxima semana, o prefeito Darci Lermen vai começar a se reunir com cada uma das 13 associações de trabalhadores instaladas no Mercado Municipal de Parauapebas. Ali, tem feirantes, vendedores de confecção, de alimentos, camelôs, lanchonetes, entre outros segmentos, que reúnem cerca de 350 microempreendedores. Entre eles, faltam sonhos de vida melhor e sobram reclamações.

          No início da noite de quinta-feira, 16, a presença de Darci Lermen no mercado provocou surpresa e alegria entre os trabalhadores, que sequer acreditavam que o prefeito iria ao local. “Ele não vem”, lamentava uma feirante. Nem bem chegou e Darci Lermen foi cercado por homens e mulheres, de quem recebeu abraços, carinho e até foi carregado. “Ele veio. Darci é um homem de palavra”. Essa foi só uma das manifestações que se ouviu depois.

Inaugurado em 10 de maio de 2002, o Mercado Municipal sofre atualmente com uma série de problemas, que foram relatados ao prefeito, como a falta de banheiros, de segurança, coleta de lixo, bebedouros e iluminação pública.

Aliados a isso, a sujeira no local, o abate de aves e outros fatores têm afastado os consumidores dali. Tem feirante que não estaria conseguindo vender nem R$ 5, por dia. “Todo mundo aqui está passando por aperto”, afirmou o feirante Luiz Almeida Vieira.

Outro sério problema vem com as chuvas, que alagam a área e deixam o mercado praticamente inacessível. O prefeito garantiu que já vem preparando projeto que prevê a canalização das águas a fim de evitar os alagamentos. “Haverá, inclusive, o rebaixamento aqui da frente do mercado”, adiantou Darci Lermen, para insistir: “O problema das enchentes tem que ser resolvido aqui”.

Sobre o projeto que a prefeitura já vem preparando é para dar uma nova cara ao mercado municipal e que será construído conjuntamente com os trabalhadores, por etapas. "Nós vamos montar um projeto que seja bom para todos. E só vai ser bom se melhorar a vida de todos vocês. Eu quero modernizar isso aqui, deixar o mercado bonito”, anunciou o prefeito, após receber do coordenador do Mercado Municipal, Reginaldo Ribeiro, uma lista com vários pleitos dos trabalhadores.

Entre as reivindicações, ampliação do galpão, melhoria da praça de alimentação, construção de casa lotérica, de conveniências bancárias e de ponto de venda de passagem de trem, construção de uma subestação para o transporte coletivo e construção de abatedouro de galinha e de tratamento de peixe. Os trabalhadores querem também a visita constante da vigilância sanitária e pedem até a implantação de um teleférico que ligue o mercado à prefeitura e à Praça da Bíblia.

Mas para o prefeito “é importante” que cada uma das 13 associações exponham, individualmente, em reunião, os seus problemas e reais necessidades. “Cada um de vocês é que sabe onde o calo aperta”, disse Darci Lermen.

Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Matheus Costa | PMP

 

 

 
POLO MOVELEIRO COMEÇA A SER REVITALIZADO PARA GERAR MAIS EMPREGO E RENDA
20 Mar 2017

Um dos centros de produção industrial de Parauapebas, o Polo Moveleiro, localizado entre os bairros Casas Populares 2 e dos Minérios, começa a ser revitalizado em uma parceria entre a prefeitura e a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (Coopmasp).

Juntamente com o Distrito Industrial (DIP) e o Porto Seco, o Polo Moveleiro vai englobar a cadeia produtiva do município que não está diretamente ligada à mineração, por isso mesmo a importância de seu desenvolvimentopor se tratar deuma alternativa econômica criada, há cerca de 10 anos, quando Darci Lermentambém era prefeito de Parauapebas.

O programa de revitalização do Polo Moveleiro está sendo promovido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden). As 95 movelarias existentes hoje receberão o apoio tanto do governo municipal quanto de instituições voltadas para o desenvolvimento de empresas, como oServiço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai formalizar os empreendedores do setor.

O primeiro passo para a transformação do polo foi dado nesta quinta-feira, 16, com serviços de roço, capina e limpeza realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb). As ações, contudo, vão mais além.

Em breve, os móveis produzidos no Polo Moveleiro farão parte de uma exposição que irá divulgar o trabalho feito pela mão de obra local. Desta forma, será possível aumentar as vendas dos produtores, tendo em vista que aproximadamente 90% da produção é consumida no próprio município, segundo a Coopmasp.

O presidente da cooperativa, Sérgio Ferreira, comemora a revitalização: “Este apoio que estamos recebendo vai ajudar a melhorar o trabalho que fazemos aqui, vai ajudar todo o polo”, garante ele.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz, diz que está conversando com a Vale, para quea mineradora conceda madeira proveniente de supressão vegetal, o que pode garantir matéria-prima por muitos anos à indústria de móveis de madeira.

Uma reunião com a empresa está agendada para o dia 28 deste mês. “Vamos discutir e amadurecer a proposta para utilizarmos a madeira que pode ser totalmente doada pela Vale. Já conseguimos a documentação considerada mais difícil”, informa o secretário.


Jéssica Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP

Fotos: Rafael Leguri | PMP

 

NOTA DE PESAR
20 Mar 2017

A Prefeitura de Parauapebas manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do servidor público Waldomiro Costa Pereira, ocorrido nesta segunda-feira, 20 de março.

No último final de semana, Waldomiro foi vítima de ferimento por arma de fogo em sua propriedade, no município de Eldorado do Carajás. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP), onde passou por processo cirúrgico, mas na madrugada desta segunda-feira, cinco homens invadiram o HGP, renderam os seguranças, e executaram Waldomiro.

Neste momento de dor e tristeza, a Administração Municipal e todos os companheiros de trabalho da Prefeitura se solidarizam com familiares e amigos de Waldomiro. O servidor era casado e deixa cinco filhos. O velório de Waldomiro ocorrerá na cidade de Curionópolis.

Assessoria de Comunicação | PMP

SAAEP REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DO DIA DA ÁGUA
20 Mar 2017

No próximo dia 22 de março, quarta-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), realiza uma semana de ações com objetivo de conscientizar e sensibilizar a população do município sobre o uso racional da água.

Com o tema: “Água, quem economiza sempre tem”, a campanha inicia na segunda-feira, 20, às 9h, na sede do Saaep, com o plano de ação da campanha, palestra sobre o uso racional da água, seguido de café da manhã.

No dia 21, terça-feira, no horário de 8h às 12h, haverá exposição no hall do Centro Administrativo com dicas de como economizar e reutilizar água no dia a dia. Já no dia 22 de março, ocorre a exposição com dicas para a população na Praça do Cidadão.

Nos dias 23 a 24, a abordagem será nas escolas com palestras sobre a importância e a responsabilidade de cada cidadão com o meio ambiente. Abordando os temas com atividades lúdicas e didáticas.

No próximo dia 22 de março, quarta-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), realiza uma semana de ações com objetivo de conscientizar e sensibilizar a população do município sobre o uso racional da água.

Com o tema: “Água, quem economiza sempre tem”, a campanha inicia na segunda-feira, 20, às 9h, na sede do Saaep, com o plano de ação da campanha, palestra sobre o uso racional da água, seguido de café da manhã.

No dia 21, terça-feira, no horário de 8h às 12h, haverá exposição no hall do Centro Administrativo com dicas de como economizar e reutilizar água no dia a dia. Já no dia 22 de março, ocorre a exposição com dicas para a população na Praça do Cidadão.

Nos dias 23 a 24, a abordagem será nas escolas com palestras sobre a importância e a responsabilidade de cada cidadão com o meio ambiente. Abordando os temas com atividades lúdicas e didáticas.

Assessoria de Comunicação | PMP

Página 1 de 62

ouvidoria 5

ctic

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper