news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

CMJ E SEMAS SE REÚNEM PARA GARANTIR ID JOVEM EM PARAUAPEBAS
20 Abr 2017

Coordenador estadual do Propaz Juventude capacita pessoal para lidar com programa

Ainda neste semestre, os jovens de Parauapebas com idade entre 15 e 29 anos, de famílias com renda até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, começarão a ser orientados pela prefeitura a obter a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, praticamente desconhecido na região apesar da grande importância para o grupo: é o documento que garante benefícios de meia-entrada aos jovens em eventos artístico-culturais e esportivos e ainda vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

A Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) é que está se empenhando para que a ID faça parte da vida dos jovens de Parauapebas, tendo como parceira a Secretaria de Assistência Social (Semas). “São milhares de jovens carentes em Parauapebas, que agora estão recebendo atenção do governo municipal. Jovens que não têm dinheiro para momentos culturais e de lazer, que não têm dinheiro para ficar gastando com transporte e que logo começarão a ser beneficiados com o ID”, frisa o coordenador municipal da Juventude, Rafael Ribeiro.

A convite da CMJ, o coordenador do Propaz Juventude, no Pará, Raimundo Rodrigues, esteve em Parauapebas para dar curso de capacitação aos servidores da coordenadoria sobre o programa, o que ocorreu na terça-feira, 18. Na manhã de hoje, 20, Rodrigues e Rafael Ribeiro se reuniram com o titular da Semas, Jorge Guerreiro, para conversar sobre a ID Jovem. Do encontro, participaram funcionários da secretaria e representantes do Conselho Tutelar.

“A minha vinda aqui é para convidar vocês para serem parceiros no intuito de assegurar que esse benefício chegue aos jovens do nosso Estado”, disse Raimundo Rodrigues, que prestou esclarecimentos sobre o benefício. Durante o encontro, ficou acordado que no próximo dia 23 de maio ocorrerá nova capacitação desta vez para as pessoas que vão operacionalizar o programa.

Ainda não há local definido, mas a capacitação deverá contar com a participação de representantes de municípios vizinhos. “É interessante que seja uma capacitação regional e que esse benefício possa chegar o mais breve possível aos nossos jovens. A ID Jovem só vem a somar”, destacou a secretária adjunta e diretora técnica, Suely Guilherme.

O secretário Jorge Guerreiro também ressaltou a importância da ID Jovem. “É um benefício de grande importância, pois precisamos dar mais assistência aos nossos jovens, que com a ID terão uma vida melhor no que diz respeito ao acesso a mais entretenimento”.

Rafael Ribeiro acredita que a parceria irá trazer grandes resultados para os jovens da região: “Nós estamos dispostos a assumir e levar essa bandeira. Sabemos que a responsabilidade e o desafio são grandes e não conseguiremos sozinhos, então precisaremos muito do apoio da Semas, do Ministério Público e dos conselhos para fazer com que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, frisou o coordenador da CMJ.

Identidade Jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Garante isenção da taxa do Enem.

O programa beneficia o jovem de baixa renda, estudante ou não, que precisa estar corretamente cadastrado no CAD Único, do Governo Federal, para obter a Identidade.

Texto: Antonio Fernandes - Semas/Hanny Amoras - Ascom
Fotos: Jhonathan Felipe

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMEÇA NA PRÓXIMA 2ª FEIRA
20 Abr 2017

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará entre os dias 24 e 28 deste mês a 1ª Edição do Programa Saúde na Escola (PSE).

O programa, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde a fim de proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos estudantes, abordará os temas “Obesidade, Imunização, Hipertensão e Diabetes”.

Nesta edição, serão atendidos alunos do 3º e 4º ciclos de 14 escolas municipais. Serão realizadas palestras, oficinas e orientações com esclarecimentos sobre os temas.

Na estreia do programa, na próxima segunda-feira, 24, sete escolas serão beneficiadas com os serviços: Elisaldo Ribeiro, João Prudêncio de Brito, Domingos Cardoso, Sandra Maria, Novo Horizonte, Jean Piaget e a Escola de Educação Infantil Monteiro Lobato.

Mais informações no cronograma anexo.

Texto: Janaina Ravanelli/Semsa
Assessoria de Comunicação | PMP




PREFEITO DARCI LERMEN COMEMORA DIA DO ÍNDIO EM ALDEIA
20 Abr 2017

Nesta quarta-feira, 19, o prefeito Darci Lermen foi à aldeia Kateté, localizada a mais de 300 quilômetros da sede do município, participar das comemorações do Dia do Índio. Ao lado do prefeito, o vice Sérgio Balduíno, e a secretária de Obras, Silvana Faria, além de outros representantes do governo municipal.

Darci parabenizou os xikrins pela data e fechou compromisso com o povo indígena. “Vamos deixar as portas abertas para as lideranças indígenas porque acredito que com respeito e consideração uns com os outros seremos mais felizes e fortes. Desejo ainda que os povos indígenas sejam mais números em nossa nação”, declarou o prefeito.

Os índios, por sua vez, fizeram questão de celebrar, com muita música e dança o aniversário de Darci, comemorado na mesma data. O momento contou com a presença dos mais de 400 índios que fazem parte das três aldeias Xikrins: Ô-odjá, Djudjêkô e Kateté.

No mesmo dia, na aldeia Kateté, foram nomeados o novo cacique e o vice-cacique. Mudança agora feita a cada quatro anos. Karangre Xikrin, um dos caciques mais antigos das aldeias, agradeceu a importância dada pelo prefeito ao evento. “Quero parabenizar Darci por ter vindo comemorar conosco o Dia do Índio e o aniversário dele”.

Texto: Anderson George
Fotos: Bruno Cecim

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP


APÓS VISTORIA, CAIXA APROVA ENTREGA DO ALTO BONITO
19 Abr 2017

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e em parceria com a Caixa Econômica Federal, está providenciando os ajustes finais para a entrega do Residencial Alto Bonito, único projeto habitacional verticalizado do sul e sudeste do Pará, com 2,4 mil apartamentos no total.

Com previsão de entrega ainda para este semestre, representantes da Caixa realizaram vistoria e concluíram que a obra da primeira etapa do empreendimento está 100% concluída. São 1.008 unidades habitacionais que vão receber mais de 12 mil pessoas.

A Prefeitura de Parauapebas, a Caixa e a empresa responsável pela obra, a Qualyfast, afinaram a chamada reprogramação do contrato, o que possibilita a realização imediata de obras de melhoramento.
Deste modo, em pouco tempo serão colocadas grades nas janelas de todos os apartamentos para garantir a segurança, principalmente de crianças, o que é uma exigência desta gestão.

As obras de melhoramento serão realizadas com recursos que o próprio município destinou ao empreendimento, contando, inclusive, com ações da Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Para realizar a entrega, falta muito pouco. Está em fase conclusiva o Plano de Gestão Condominial do empreendimento, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que nos próximos dias passará por testes para entrar em operação.

O Residencial Alto Bonito contará em breve com uma escola de educação infantil, uma unidade básica de saúde (UBS), áreas de lazer, além da revitalização da lagoa, obras que estão em atividade e que fazem parte do programa do governo federal de desfavelização, com a participação do governo municipal, preparando milhares de pessoas para uma melhor qualidade de vida.

A lista completa da seleção dos futuros moradores da segunda fase do Residencial Bonito está em análise pela Caixa Econômica Federal, órgão responsável pela aprovação dos beneficiários. A secretária municipal de Habitação, Maria Vani Caitano, informa que tão logo a Caixa entregue a relação dos aprovados a prefeitura divulgará os nomes dos 1.292 beneficiários.

Texto: Jéssica Diniz

Fotos: Bruno Cecim 

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP


SAAEP REALIZARÁ MANUTENÇÃO NO RESERVATÓRIO DO NOVO BRASIL
19 Abr 2017

Nesta quinta-feira, 20, será a vez do reservatório de água do bairro Novo Brasil receber o serviço de higienização que vem sendo realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), em todos os reservatórios da cidade.

Para realizar a limpeza, será preciso interromper o fornecimento de água para o Novo Brasil, no horário de 6h as 18h. O Saaep solicita a compreensão dos moradores, pois o serviço dará maior qualidade à água consumida no bairro.

Assessoria de Comunicação | PMP

“CONHECENDO A HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS" LEVA ALUNOS À PREFEITURA
18 Abr 2017

Um grupo de 49 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe visitou, na manhã de hoje, 18, a Prefeitura Municipal de Parauapebas. A visita dos pequenos faz parte do Projeto “Conhecendo Melhor a História de Parauapebas”, em alusão ao 29º aniversário da cidade, comemorado em 10 de maio.

Segundo as professores e auxiliares da turma, a maioria dos pequenos ainda não conhecia o Centro Administrativo Municipal. A satisfação das crianças em estar em um ambiente tão amplo, com tantas salas, corredores e escadas garantiu a alegria da equipe que trabalha no gabinete do prefeito, o primeiro espaço a ser explorado. Na oportunidade, os alunos foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Edson Bonneti.

A coordenadora da escola, Gelma Vieira, explica que o projeto tem por objetivo fazer com que os alunos conheçam o município e suas singularidades, assim como resgatar a identidade dos parauapebenses e a sensação de pertencimento. “A ideia é conhecer os ambientes turísticos, órgãos e instituições que regem o município, bem como a cultura regional e o surgimento da cidade”, descreve.

Do gabinete do prefeito, os estudantes mirins foram à sala do secretário de Educação, Raimundo Neto, que os recebeu de forma acolhedora e apresentou o seu ambiente de trabalho. Ele explicou para as crianças o que faz uma Secretaria de Educação. “Nós cuidamos de todas as escolas da cidade, dos professores e de vocês. Trabalhamos para oferecer uma merenda de qualidade, transporte e material didático, para que no futuro vocês tenham uma profissão”, informou o gestor.

O PROJETO

“Conhecendo a história de Parauapebas” foi criado este ano, visando informar as crianças sobre a história do município. Com duração de dois meses, o projeto proporcionará às crianças conhecimentos sobre os recursos minerais, agrícolas, comerciais, pontos de lazer, população, meios para chegar e sair da cidade, figuras políticas que já governaram Parauapebas, entre outros conteúdos.

O desenvolvimento do projeto dar-se-á por meio de estratégias dinâmicas como visitas, roda de conversas, produção de material e estudos durante as aulas.

Texto: Rebeca Lara/Semed
Fotos: Semed/Matheus Costa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP


KITS GEOCIÊNCIAS DINAMIZAM AULAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
18 Abr 2017

Para os 30 alunos da turma de 6º Ano-10 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira, a primeira aula de hoje, 18, foi bastante diferenciada. Eles tiveram uma aula prática multidisciplinar, que abordou assuntos como a composição do solo, tipos de rochas e minerais, e para tal contaram com uma nova ferramenta entregue nas escolas municipais: o kit educativo de Geociências.

Depois de terem ouvido a aula expositiva das professoras de ciências e geografia, os alunos puderam experimentar por meio do tato e da visão uma variedade de rochas e minerais, com alguns bem característicos da região de Carajás. Aulas como essa estão ocorrendo desde o início deste mês nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Os alunos garantem que aulas práticas possibilitam maior entendimento e fixação dos conteúdos. “Depois dessa aula, poderei identificar os tipos de rocha que encontrar em meu dia a dia, pois fica fácil reconhecê-las depois de visualizar cada uma assim, ao vivo”, relatou o aluno Erick dos Santos Rosa, 11 anos, ao final da aula, acrescentando que o fato de poder pegar no material e observá-lo de perto faz com que a aula se torne mais atraente.

A turma de 6º ano também conta com alunos inclusos. Um deles é o autista João Pedro do Nascimento Ribeiro, 14 anos, que também possui baixa visão. Durante toda a aula, João demonstrou interesse pelo material utilizado. Ele manipulou as pedras e minerais e garantiu que aprendeu o nome da maioria. “Eu gostei da aula, gostei de pegar nas pedras”, disse, para mostrar seu mineral favorito: apatita.

As professoras Keila Bendelack de Menezes, de Geografia, e Gilmara Patrícia Batista, de Ciências, afirmam que com as aulas práticas a atenção dos alunos é assegurada. “Eu gosto muito e procuro sempre realizar aulas práticas, pois é uma aula atrativa, que prende a atenção dos alunos”, afirma Gilmara, mencionado que o kit de Geociências enriquece e dinamiza as aulas.

“Além de trazer os kits de Geociências para a aula, nós fomos atrás de outros materiais, outros tipos de rochas, para que os alunos tivessem uma pequena amostra de todo o conteúdo trabalhado”, informa Keila. A professora avaliou a aula como muito produtiva e concluiu: “Com o uso de recursos como estes a aula se torna mais prazerosa e o resultado costuma ser melhor que o planejado. O professor precisa garantir essa dinâmica, ainda mais quando temos nas mãos um material tão bom”.

Circuito Mineração

No início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu da empresa Vale 252 kits de Geociências, composto por uma caixa com 19 amostras de rochas e minerais, um caderno de atividades e o suplemento com orientações para o professor. A iniciativa faz parte do Circuito Mineração, um projeto desenvolvido desde 2014, que tem como objetivo aproximar a mineração do dia a dia da comunidade escolar e, também, contribuir com o ensino sobre a principal atividade econômica local dentro das escolas.


Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim | Ascom
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP


SEMURB JÁ RECUPEROU MAIS DE MIL PONTOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
17 Abr 2017

Diariamente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) mantém diversas equipes nas ruas de Parauapebas. E assim, com bastante trabalho, em apenas três meses conseguiu recuperar mais de mil pontos da rede de iluminação pública.

Neste período, as equipes da Semurb realizaram levantamento dos chamados pontos escuros, e de janeiro a março recuperou, por meio de planejamento, 589 pontos. Foram realizadas também 356 manutenções a partir de solicitações feitas pelo consumidor. Já por meio da Ouvidoria foram atendidas 67 demandas.

O serviço de manutenção na rede de iluminação pública também chegou a vários pontos específicos, como no entorno da rodoviária de Parauapebas, na praça Mahatma Gandhi, rodovia PA-160, além do bairro Parque dos Carajás.

A Semurb realiza o serviço de forma permanente, de acordo com planejamento feito em cada bairro, a exemplo do bairro Liberdade, cujos trabalhos começaram a ser feitos no mês de janeiro, em todas as ruas.

Além de áreas definidas para a manutenção, o serviço de expansão da rede de iluminação pública chegará aos bairros Alto da Boa Vista, Nova Vitória, Jardim Canadá I e II, Bela Vista II e Palmares Sul, o que equivale a mais de 800 novos pontos no município.

Texto: Jéssica Diniz - Ascom
Fotos: Matheus Costa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA VAI REINAUGURAR CENTRO DE ASSESSORIA JURÍDICA À MULHER
17 Abr 2017

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), vai reinaugurar às 9 horas da próxima quinta-feira, 20, o Centro de Assessoria Jurídica à Mulher (Cajum), na av. Brasil, bairro Jardim Canadá, ao lado da Delegacia de Polícia.

O prédio, onde antes funcionava a Defensoria da Mulher, começou a ser reformado pela Secretaria de Obras (Semob) dia 13 de fevereiro passado após ficar fechado quase um ano. O prédio estava cheio de problemas, como infiltrações por todos os lados, instalações elétricas e hidrossanitárias danificadas e telhado cheio de goteiras. O custo da reforma foi de R$ 85,1 mil, recursos esses exclusivos do governo municipal.

Antes denominado de Defensoria, o Centro presta assessoria jurídica especialmente às mulheres de baixa renda, sem condições de contratar advogado. Entre os processos instaurados pelo órgão estão os que tratam de pensão alimentícia, separação/divórcio, guarda de filhos, reconhecimento de paternidade, partilha de bens e ainda os casos de violência doméstica.

O Centro vinha atendendo a uma média de 35 mulheres, por dia, no horário das 8 às 14 horas. Para a maioria dos casos, são abertos processos que são acompanhados pelas advogadas junto ao Fórum de Justiça de Parauapebas. Mas há outros casos que são encaminhados à Defensoria Pública, no município.

Até o início das obras da reforma, cerca de quatro mil processos já haviam sido impetrados pelo Centro de Assessoria na Justiça.

Texto: Hanny Amoras
Foto: Gilberlan Atrox
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

 

DEFESA CIVIL INTEGRA SISTEMA FEDERAL SOBRE ÁREAS DE RISCO
17 Abr 2017

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Parauapebas (Compdec) faz parte agora do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), reconhecido nacionalmente e por meio do qual são compartilhadas informações a respeito dos atendimentos realizados no município. O objetivo é qualificar e dar transparência às ações desenvolvidas nas áreas de risco.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Valvir Fernandes, o processo é totalmente informatizado e permite que sejam feitas solicitações para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio de formulários online. “Se algum dia precisarmos de apoio federal ou estadual, estas informações chegam mais rápido aos órgãos, possibilitando suporte e recursos aos afetados”, explicou.

O S2ID precisa ser alimentado diariamente com todo atendimento feito pela Defesa Civil. No sistema, ficam resguardadas todas as informações relevantes a respeito de desastres, ajudando a aprimorar o trabalho preventivo e melhorando o atendimento às famílias que residem em áreas de risco.

O sistema conta também com o Módulo Plancon - Planos de Contingência Municipais, uma ferramenta informatizada para a elaboração dos planos de contingência dos municípios.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: 
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP




Página 1 de 68

ouvidoria 5

ctic

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper