news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

COMUNICADO PÚBLICO
17 Jan 2018

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação solicita o comparecimento dos pré-relacionados abaixo, do Residencial Alto Bonito Fase II – PMCMV, no setor de cadastro, localizado na Rua 11 n° 201, Bairro União. O comparecimento deve ocorrer no prazo de 3 (três) dias úteis, a partir do dia 18 de janeiro de 2018, no horário de atendimento de 08h às 14h, sob pena de exclusão do programa, para tratar de assunto de vosso interesse.

Clique aqui para visualizar e baixar lista da I CHAMADA PUBLICA 18 01 2018

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA DE PARAUAPEBAS CELEBRA CONVÊNIOS COM O GOVERNO FEDERAL NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA, ESPORTE E LAZER
16 Jan 2018

Parauapebas sediou a assinatura do termo de convênio entre 13 municípios do Sul e Sudeste do Pará com o Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O recurso destinado a Parauapebas será para a aquisição de novos veículos que irão atender programas da rede de assistência social, além da construção de quatro campos de futebol society.

O valor de R$ 4 milhões foi assegurado por meio de articulação do Deputado Federal José Priante (PMDB), com o Ministro Osmar Terra e vai atender 40 municípios do Pará. Representante do Governo Federal na cerimônia que aconteceu na noite desta segunda-feira, 15, Priante destacou a importância dos recursos para assistência social.

“Com essa conquista para os municípios queremos fortalecer as ações das atividades municipais. Estamos festejando com os prefeitos da região a aquisição de veículos que serão utilizados na proteção social. Quando falamos em ação social, se fala em alcançar cidadania para todos que vivem na região, atender as pessoas que mais precisam, fico feliz em poder colaborar”, destacou o deputado.

O prefeito Darci Lermen, ressaltou que 2018 será um ano de muitas conquistas para o município que já começou com boas noticias na área de assistência, esporte e lazer.

“Estamos colhendo o que plantamos ano passado. Agora é hora de construir. Temos a possibilidade de fazer coisas boas e para isso precisamos de bons parceiros. Que possamos fazer bom uso desses carros para ajudar as pessoas e que isso possa gerar vida e melhora para muita gente”, comentou o prefeito.

O gestor ressaltou ainda que a construção dos campos de futebol é mais uma conquista importante para Parauapebas. “Esses quatro campos vão ajudar nosso povo demais, pois nossa cidade ainda é carente de espaços de lazer. Serão quatro bairros beneficiados; Nova Carajás, Minérios, Tropical e Cidade Jardim. Vamos seguir trabalhando para trazer desenvolvimento para o município”, finalizou o gestor.

Na cerimônia, Darci aproveitou para apresentar o café de açaí produzido pela agricultora Perina Rodrigues, da região da Apa do Gelado. O produto está em estudo e preparado para comercialização. Alimentos oriundos da mandioca produzidos pela associação Mulheres de Areia também foram apresentados aos presentes.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim 
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

 

SEMEL E PARCEIROS SE REÚNEM PARA ACERTAR ÚLTIMOS DETALHES DA 14ª CORRIDA DE SÃO SEBASTIÃO
15 Jan 2018

A inscrição custa apenas 8 Kg de alimentos não perecível e pode ser feita pelo site Central da Corrida ou na Paróquia São Sebastião

Faltam poucos dias para a tradicional Corrida de São Sebastião. O evento que acontecerá no próximo sábado, 20, vai estrear a programação em comemoração ao aniversário de 30 anos da emancipação de Parauapebas. A coordenação da corrida se reuniu com representantes de algumas entidades parceiras para ajustar os últimos detalhes.

O percurso de 7 km, que parte da PA 275 próximo ao Shopping com chegada à Praça Mahatma Gandhi vai reunir corredores e parceiros. “Será uma boa oportunidade de apresentar nossos 85 alunos praças, os futuros policiais, que em junho deste ano vão se formar e trabalhar em prol da segurança na região”, ressaltou o capitão Eder, da Polícia Militar (PM).

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) estará mais uma vez prestando seu apoio à corrida. “Ano passado a gente participou da prova e contribuiu com a parte operacional. Este ano também estaremos presentes, com três viaturas e um pelotão com alguns atletas correndo”, disse o coordenador de Operações da GMP, João Jorge.

O coordenador do Festejo de São Sebastião, José Melo, afirmou que há uma boa expectativa por conta das 400 vagas que foram abertas. “Cada corredor receberá uma camiseta da corrida e todos que concluírem a prova receberão medalha. Este ano teremos algumas novidades”.

O secretário de Esporte e Lazer (Semel), Laoreci Diniz, agradeceu a colaboração e o empenho de todos. “Tenho certeza que vai ser uma das maiores e melhores corridas que Parauapebas já teve. Nós só temos a agradecer o empenho e colaboração de nossos parceiros. Com a ajuda de todos, com certeza será uma excelente corrida”.

A inscrição custa apenas 8 Kg de alimentos não perecível e pode ser feita até a próxima sexta-feira, 19, no site www.centraldacorrida.com.br ou na Paróquia São Sebastião, no bairro Cidade Nova.

Confira o mapa do percurso da corrida abaixo:

PERCURSO CORRIDA DE SAO SEBASTIAO

Texto e fotos: Carlos Campos | Semel
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

COMUNICADO
15 Jan 2018

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, Estado do Pará, cumprindo as prerrogativas legais que determina a legislação vigente, publica a lista de imóveis afetados pelo Programa de Saneamento de Parauapebas – PROSAP, passíveis de remanejamento e identificados a partir do cadastramento realizado no ano de 2017, incluindo famílias e atividades econômicas, considerados como “listrados em congelamento”, e todos os demais imóveis, famílias ou atividades econômicas inseridas na área após esta publicação não serão objeto das soluções aplicáveis do Plano de Remanejamento do PROSAP. A lista contempla os moradores das “PALAFITAS” e as três áreas, denominadas “Bacia Chácara das Estrelas”, “Bacia Ilha do Coco” e “Bacia do Guanabara”.

Conforme as listas no anexo abaixo:

EDITAL AAE 03 Bacias       EDITAL Congelamento PALAFITAS

REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIA MATRÍCULAS PARA ALUNOS NOVATOS
09 Jan 2018

De 8 a 12 de janeiro, a rede municipal de ensino de Parauapebas estará realizando as matrículas para novos alunos. Sendo que, as matrículas para o ensino fundamental (1° ao 9° ano) ocorrem nos dias 8, 9 e 10. Já as da pré-escola/educação infantil (alunos de 4 e 5 anos), será de 8 a 12.

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), composta por 68 unidades educacionais, deverá receber cerca de 1.500 novos alunos, incluindo os alunos da educação infantil, na modalidade de creche (9 meses a 3 anos de idade).

Os pais ou responsáveis que desejam efetuar a matrícula dos estudantes, devem comparecer à unidade educacional de sua preferência. A orientação da Semed é para que as escolas deem preferência àqueles estudantes que residem no bairro ou na região onde a instituição educacional está situada.

Para a matrícula são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade, carteira de vacinação (para alunos da educação infantil), comprovante residência, 2 fotos 3x4 e cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário). Quando o aluno é oriundo de outra unidade educacional, no ato da matrícula, é necessário apresentar também o Histórico Escolar ou a Ressalva de Transferência emitida pela escola de origem.

Todas as informações sobre as matrículas poderão ser obtidas nas unidades escolares nas quais os pais pretendem matricular os filhos. As instituições estão atendendo ao público de segunda a sexta-feira, de acordo com o cronograma de horários estipulado por cada unidade educacional para melhor atender a comunidade, sendo que a grande maioria está realizando as matrículas de 8 as 14 horas.

MATRÍCULAS NAS CRECHES

Dez escolas de educação infantil estão matriculando alunos com idade de ingresso em creches. As creches Ribamar Leite (Popular II) e Leide Maria Torres (Jardim Canadá) estão disponibilizando vagas para alunos dos 9 meses a 3 anos e 11 meses de idade. Já nas unidades de educação infantil: Comecinho de Vida, Deyse Lorrena, Dona Rosa, Gente Inocente, Mundo Infantil, Pequeno Principie, Sorriso de Criança e Vovó Ana, o atendimento é para crianças a partir dos 3 anos.

De acordo com o decreto municipal de número 2305/2017, as matrículas de crianças nas unidades de educação infantil, na modalidade creche, serão realizadas de acordo com critérios específicos, objetivando priorizar as famílias de baixa renda. Por isso, ocorrerão em três etapas: inscrição, seleção (realizada por uma comissão) e confirmação de matrícula. Sendo que as inscrições poderão ser realizadas de 8 a 15 de janeiro.

Para a inscrição, os pais ou responsáveis deverão comparecer a escola munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; comprovante de residência em nome dos pais ou do responsável legal do aluno; carteira de Identidade, CPF e carteira de trabalho do pai, mãe ou responsável; número de inscrição no Cadastro Único e comprovante de renda de todos os membros da família.

Para fins de seleção e matrícula, deverão ser considerados os seguintes critérios: número de inscrição do Cadastro Único (renda total da família constituída); condição de moradia da criança; contexto familiar; ausência dos pais ou responsáveis legais, e demais adultos com famílias constituídas, por necessidade de atividade remunerada; idade da criança e a data que realizou a inscrição; e relatório da comissão.

Para análise dos documentos, a ser realizada no período de 15 a 30 de janeiro, será formada uma comissão compostas pelos seguintes membros: um assistente social da Semed; dois representantes do setor de Educação Infantil da Semed; um representante do Conselho Municipal de Educação.

Após a análise do relatório formalizado pela comissão, as unidades educacionais informarão aos responsáveis sobre as inscrições deferidas e indeferidas.

INSCRIÇÃO NO CADÚNICO

Os Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município estão priorizando as inscrições no Cadastro Único das famílias que pretendem pleitear uma vaga nas creches municipais.

INÍCIO DO ANO LETIVO:

De acordo com o calendário letivo de 2018, as aulas da educação infantil, pré-escola e ensino fundamental das zonas urbanas e rurais serão iniciadas no dia 19 de janeiro, enquanto que, para as crianças matriculadas nas creches o início do período letivo será 5 de fevereiro.

Texto: Messania Cardoso
Foto: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

COMUNICADO
03 Jan 2018

A Prefeitura de Parauapebas torna pública a consulta da Avaliação Ambiental Estratégica do programa de Saneamento de Parauapebas.
Confira nos documentos:  

AAE_PARAUAPEBAS_P2_DIAGNOSTICO   

AAE_P3_CARACTERIZAÇAO_IMPACTOS 

AAE_P4_PROGNOSTICO

AAE_P5_MEDIDAS_MITIGADORAS_E_PLANO_DE_CONTINGENCIA

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA DE PARAUAPEBAS ABRE INSCRIÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO COM 300 VAGAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO
27 Dez 2017

A Prefeitura de Parauapebas está com inscrições abertas, até o dia 18 de janeiro de 2018, para concurso público destinado ao preenchimento de vagas de nível superior para o cargo de professor. O local de atuação será na zona urbana e rural do município. As inscrições podem ser realizadas, no site da Fundação de Amparo de Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora do certame. A taxa de inscrição deve ser paga por meio de boleto bancário até 19 de janeiro de 2018. A prova objetiva será no dia 18 de fevereiro.

Ao todo, são 300 vagas, distribuídas entre as áreas de Educação Básica I, que abrange creche, educação infantil, ciclos iniciais e Educação Física; além de Educação Básica II, para lecionar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Ciências, História, Geografia, Artes, Ensino Religioso e Inglês.

Para se candidatar ao cargo de professor de Educação Básica I é necessário ter escolaridade Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia. Já para professor de Educação Básica II é preciso ter Licenciatura Plena na disciplina que será ministrada.

Pessoas com Deficiência (PcD) têm direito a 5% das vagas e podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os interessados devem se inscrever no site e, até o dia 12 de janeiro, enviar à Fadesp (por meio de carta registrada ou sedex) cópia do documento de identidade e da carteirinha ou declaração de cadastramento da instituição à qual pertence, por ser deficiente físico.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, composta por 50 questões língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação, atualidades e conhecimentos específicos. Os classificados para a segunda etapa farão a prova de títulos.

Os aprovados e convocados para assumir os cargos cumprirão jornada de 100 horas semanais, com remuneração de R$ 2.543,25, já com hora atividade inclusa. Para outras informações sobre o concurso, acesse o site www.portalfadesp.org.br/concursos.


Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

SEMAD REALIZA LEILÃO DE BENS MÓVEIS
21 Dez 2017

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) realizou um leilão na manhã dessa segunda-feira, 18. Estavam disponíveis 45 lotes como veículos, sucatas de informática, refrigeração, eletrônicos e outros bens móveis que não tem mais utilização para o serviço público.

O leilão foi do tipo “maior oferta”, em que os interessados ofertaram o maior lance adquiriam o bem. O lance inicial de cada item teve como base o valor mínimo estipulado no edital publicado no site da Prefeitura. Cerca de cinquentas pessoas tanto físicas (e maiores de dezoito anos) quanto jurídicas participaram do leilão.

Dener Faria de Jesus percorreu várias cidades do Brasil participando de leilões e não perdeu a chance de participar também em Parauapebas. “Viajo de segunda a sábado, e sempre mexo com compra e venda em leilão. Procuro revender para ganhar um lucro. Para a prefeitura isso também é bom, porque os objetos inutilizados acabam ficando sucateados”, explica.

O tesoureiro da prefeitura, Jaylson Azevedo, explica que ainda haverá uma reunião para discutir o investimento do dinheiro arrecadado. “Entendemos que esses leilões são importantes, por isso tomaremos medidas para que todo ano aconteça. Em relação ao dinheiro, iremos fazer um levantamento e ver a melhor forma de utilização”, afirmou.

Texto: Sabrina Linhares
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

225 FAMÍLIAS REALIZAM O SONHO DA CASA PRÓPRIA COM O RESIDENCIAL VILA NOVA
21 Dez 2017

Ela pensava em sua casa própria desde 16 anos, agora, com 37, conseguiu realizar esse sonho. Zélia Marinho é uma das beneficiadas com a entrega das unidades habitacionais do Residencial Vila Nova. “Estou emocionada, sempre sonhei com o dia que iria parar de pagar aluguel e ter uma casa com meus filhos”, comentou moradora.

O empreendimento com 225 unidades foi entregue pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e Caixa Econômica nessa quarta-feira, 20. Mais de 41 metros quadrados. Essa é a área das unidades com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e piso cerâmico. A entrega faz parte do programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I, destinado a famílias com renda mensal de até R$ 1.600.

O casal Josenilson Carneiro e Lucileide Silva tem dois filhos e moravam em uma área de invasão. Após o cadastramento no programa habitacional passaram a morar de aluguel social e agora conseguiram a casa própria. “Uma felicidade muita grande, pois é a primeira vez que teremos uma casa nossa. Tenho muita fé que 2018 será um ano melhor”, disse Lucileide.

Outra beneficiada foi à doméstica Maria Ducemir Ribeiro. Ela e seus quatro filhos moravam no local conhecido como “baixão do Alto Bonito”. “Agradeço a Deus por esse sonho realizado. Já conheci minha casa e gostei muito, agora quero mudar logo. Meu coração está acelerado, é alegria demais, um presente de Natal”, contou a doméstica.

O secretário de Habitação, Cristhian Miranda, ressaltou a importância e satisfação em proporcionar uma moradia digna a essas pessoas. “Ficamos felizes, pois a Sehab foi uma ferramenta para identificar essas famílias. É um presente, mas também um direito de cada cidadão, de ter uma moradia digna”.

A Prefeitura executou melhorias na infraestrutura e paisagismo do residencial. O prefeito Darci Lermem disse que o governo continuará empenhado para conseguir mais projetos habitacionais. “Estamos buscando a retomada das obras do Nova Carajás, um projeto que vai realizar o sonho de moradia e qualidade para mais famílias”. Ele ressaltou a história da aposentada Raimunda da Conceição, uma das beneficiadas, que aos 87 anos realizou o sonho da casa própria.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, também esteve presente na estrega das unidades e destacou que o dia era importante para a habitação no Brasil. “A população de Parauapebas aguardava a entrega do Residencial Vila Nova. Hoje, 22 mil unidades habitacionais estão sendo entregues em todo Brasil. No total, mais de 85 mil pessoas terão residências próprias e dignas por meio do Minha Casa Minha Vida”.

Vereadores, secretários municipais e representantes da Caixa também estiveram presentes na entrega das unidades habitacionais do Residencial Vila Nova.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim e Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP


 

ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS LANÇAM LIVRO DE POESIA
21 Dez 2017

O Centro de Desenvolvimento Cultura de Parauapebas (CDC) esteve lotado na noite da última terça-feira, 19, ocasião de lançamento do livro “Um Toque de Poesia”, produção de autoria de alunos das turmas de 6° e 7° anos da Escola Jozias Leão e 7° e 8° ano da Escola Chico Mendes, sob orientação da professora de Língua Portuguesa Nita Aguiar.

O evento, definido pelos presentes como momento ímpar, contou com boa música da Escola de Música Valdemar Henrique e da professora Katiuscia Coelho da Silva, apresentações culturais e, é claro, muita poesia declamada pelos próprios autores.

“Um Toque de Poesia” reúne uma coletânea de mais de 100 textos, escritos por 81 poetas e ilustrado por quatro estudantes. É resultado do projeto “Poetas em Flor”, desenvolvido durante 2016 e 2017, com o objetivo despertar os alunos para a poesia, música, o amor próprio e ao próximo, além de promover a humanização e a emancipação cidadã.

A professora Nita Aguiar diz que sua paixão por poesia a impulsionou no desenvolvimento do projeto. “Eu sempre fui apaixonada por poesia, isso de alguma forma mudou a minha vida e queria mostrar aos meus alunos como ela pode contribuir com a vida deles”, relata a educadora, dizendo que, apesar de não ter a intenção de formar escritores ou poetas, foram descobertos grandes talentos.

“A verdadeira intenção mesmo era brincar com as palavras, fazer com que os alunos percebessem que ler é bom, que escrever é ótimo, mas ao longo do percurso grandes talentos foram revelados. Uma das alunas teve nove poemas selecionados para compor o livro e outros já estão escrevendo seus próprios livros”, reforça Nita, garantindo que o “Poetas em Flor” é um projeto contínuo. “Este é só o primeiro filho, outros livros virão.”

Um dos tantos talentos revelado na obra literária é Paloma Emanuelle Silva Alves, 13 anos, aluna do 7° ano da Escola Jozias Leão. Paloma teve dois dos cinco poemas que produziu publicados no livro: “B612”, no capitulo Pequeno Príncipe; e “Retrato ou Lar doce lar” em Memórias Poéticas.

A jovem estudante diz ter descoberto uma das suas aptidões. “Poetas em flor me fez descobrir meu talento, uma das minhas paixões na vida. Eu amo escrever. É onde eu posso expressar o que eu sinto, onde eu posso viajar em vários mundos, sonhar estando acordada”.

A mãe de Paloma, Elita de Souza Silva Alves, relata o quanto o projeto fez diferença na vida da filha. “Hoje ela consegue escrever muito bem, sem erros de português, consegue transmitir para o papel o que ela pensa, o que ela sente. Tudo melhorou, vejo nela mais alegria, acho que até o caráter”, afirma orgulhosa Elita.

PROJETO INÉDITO

O secretário de Educação, Raimundo Neto, participou do lançamento do livro e ficou entusiasmado com o que viu. “Este é um projeto brilhanto. Nele estão revelados muitos talentos da escrita e também das ilustrações”, elogia.

De acordo com o secretário, é a primeira vez que temos um projeto nesse formato com essas dimensões, que estimula a criatividade dos alunos e a produção textual. “Poetas e poetisas, vocês estão eternizados nas páginas deste livro e agora, entraram para a história da literatura de Parauapebas. Parabéns pelo excelente trabalho”, finalizou Neto.

Também participaram do lançamento do livro a coordenadora do Departamento de Ensino dos 3° e 4° ciclos da Semed, Valdelice Cardoso; a diretora da Escola Chico Mendes, Aurilene Vieira; a diretora da Escola Jozias Leão, Meire Caldeira; a coordenadora técnico-pedagógica de Língua Portuguesa da Semed, Maria Edicleia Pinheiro Baía; professores e coordenadores das referidas escolas, além de familiares e amigos dos poetas.

Texto e Fotos: Messania Cardoso
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

Página 1 de 112

ouvidoria 5

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper