news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

PREFEITURA RECUPERA VIAS DO BAIRRO LIBERDADE
24 Jul 2017

Dando continuidade aos serviços de recuperação asfáltica, a Prefeitura Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), vem realizando serviços emergenciais desde início deste ano. A ação segue uma programação que contempla vários locais da cidade.

O bairro Liberdade apresentava muitas ruas esburacadas, inclusive, algumas sem nenhuma condição para tráfego de veículos e/ou pedestres. Por esse motivo, as ruas Vinicius de Morais, João Pessoa, Princesa Isabel, Espírito Santo e Belo Horizonte receberam recapeamento.

Na Rua Princesa Isabel, cruzamento com a Rua Macapá, a Semob recuperou o coletor de água das chuvas, também chamado de boca de lobo, uma situação que durava, pelo menos, quatro anos. Já na Rua Espírito Santo havia uma grande vala que causava transtornos para a população.

Moradora do local há 16 anos, a professora e diretora, Rosimeire Silva Barros, conta que o local era de difícil acesso devido os buracos que prejudicavam pedestres e motoristas. “Ao tirar o carro da garagem não caio mais no buraco e as crianças agora podem entrar na escola sem perigo de caírem. Facilita a entrada dos alunos e para os pais estacionarem os carros”, relata a moradora.

Iago Máximo da Silva, professor e proprietário de uma academia na Rua Princesa Isabel, fala das mudanças em sua rua. “O difícil acesso causava congestionamento. Tinha um buraco muito grande e em época da chuva a situação era ainda mais complicada. Foi arrumada uma vala grande e ficou excelente. Agora podemos passar de carro por lá”, afirmou o professor.

A secretária de Obras, Silvana Faria, ressalta o trabalho que está sendo executado pela Prefeitura. “Estamos priorizando o percurso da rota do transporte coletivo, visando assim a melhoria do serviço público prestado à população. Assim que saírem novos contratos, estaremos voltando em todos os bairros e adentrando em cada rua”, garante a secretária.

Texto: Luciana Cínthia Pinheiro e Liliane Diniz  – Ascom | PMP
Fotos: Semob | PMP
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
19 Jul 2017

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Direção de Vigilância em Saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE), informam à população que o desabastecimento de medicamento antirretrovirais (ARV), destinado a pacientes portadores do vírus HIV, não é de responsabilidade da secretaria e do governo municipal. A obrigação desse serviço recai sobre o Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde (MS).

Segundo a coordenação Estadual de DST/AIDS, a previsão para normalização de estoque dos medicamentos é agosto deste ano. Enquanto isso, a quantidade a ser dispensada aos pacientes está sendo fracionada a fim de evitar o desabastecimento local.

A Semsa espera que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Ministério da Saúde consigam regularizar a situação em breve. Atualmente, o CTA/SAE de Parauapebas distribui medicação para 450 pacientes/mês que estão em tratamento para HIV/AIDS.

O governo municipal conta com a compreensão e colaboração de todos. A Semsa está à disposição para qualquer tipo de esclarecimento.

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

BAIRRO RIO VERDE RECEBE NOVA UNIDADE DE SAÚDE
19 Jul 2017

Nesta terça-feira, 18, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rio Verde, localizada agora na Rua 24 de Março, esquina com a Rua do Comércio.

De acordo com diretor de Atenção Primária em Saúde, Makxon Dênis Sousa Feitosa, o Rio Verde recebe uma unidade mais planejada, já que anteriormente, o prédio não tinha estrutura adequada. “A antiga unidade não dava nenhuma sustentabilidade para um atendimento médico de enfermagem, agora, nós iremos ter bons atendimentos e ótimas condições para atender a população”, garantiu.

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro, hoje, mais um desejo da comunidade foi realizado, pois os usuários da localidade eram obrigados a procurar atendimentos na unidade do bairro da Paz. “Completamos mais um passo. Recebemos a saúde em janeiro numa situação complicada, sem hospitais, com postos insalubres. Mas nós acreditamos nessa luta e estamos seguindo passo a passo. Hoje, nós temos a melhor saúde que pode ser ofertada à população”, destacou.

Ainda de acordo com o gestor da pasta, mudanças irão ocorrer em relação ao prédio da Semsa. “Provavelmente, até o início do próximo mês a secretaria também irá mudar para cá, no segundo andar, aproximando ainda mais a secretaria da população”, finaliza.

A gerente da UBS Rio Verde, Caroline Ribeiro Diniz, também expressou a sua emoção de estar fazendo parte deste sonho realizado pela Prefeitura. “Além dos usuários, os funcionários também podem celebrar. Agora, eles irão trabalhar dignamente em um lugar apropriado para o atendimento”, declarou.

Texto: Sabrina Linhares – Ascom | PMP
Fotos: Bruno Cecim – Ascom | PMP
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP





Nota de pesar
19 Jul 2017

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lamenta profundamente a morte do auxiliar administrativo Orlando Santos da Silva, 46 anos, servidor público há dois anos no município.

A Semsa manifesta toda solidariedade aos colegas de trabalho, amigos e familiares. Que Deus conforte a todos nesse momento de dor. 

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA CONVOCA CANDIDATOS APROVADOS PARA OS CARGOS DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO E AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS
19 Jul 2017

O Prefeito Municipal de Parauapebas, no uso de suas atribuições, tornou público a Nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2014/PMP-NMNF, destinado ao preenchimento de vagas para os cargos de Auxiliar Administrativo e Agente de Combate as Endemias para o quadro de pessoal efetivo de Nível Médio e Fundamental da Prefeitura, conforme Publicação na Imprensa Oficial do Estado do Pará – IOEPA Edição Nº 33419, sob protocolo Nº 204351, no dia 19 de julho de 2017.

icon download pdf         icon download pdf                   icon download pdf 

LISTAEXAMES     CRONOGRAMADEHABILITACAO  NOTAPARAPUBLICACAONOSITE

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Nota de pesar
18 Jul 2017

É com grande consternação que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lamenta o falecimento do servidor público Raimundo Nonato Alves Magalhães, 41 anos.

Raimundo serviu ao município, ocupando cargo de motorista da Semsa, desde fevereiro deste ano.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro expressa condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho, ratificando voto de pesar e agradecimentos à dedicação e ao trabalho prestado por Raimundo Magalhães ao município.

Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA INAUGURA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MONTES CLAROS
17 Jul 2017

Após mais de seis anos de espera, os moradores de Montes Claros e Jardim América II comemoraram a chegada da água nos bairros na última quarta-feira, 12, quando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) entregou uma obra de mais de mil metros de rede para o abastecimento na comunidade. Presentes o prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito Sérgio Balduíno e a gestora do Saaep, Claudenir Rocha.

“Eu moro aqui há mais de seis anos e nunca tivemos um dia sequer de água nas torneiras. Para nós, essa água é mais que uma obra, é a realização de um sonho que hoje chega as nossas casas em forma de um líquido indispensável para vida de qualquer ser humano”, expressou a moradora Maria Lúcia Pereira.

Para Domingas Pereira, presidente da associação do bairro e também moradora do local há mais de seis anos, o fornecimento de água é resultado de luta e de diálogo com a prefeitura e o Saaep. “Hoje, nós recebemos com muita alegria e gratidão esse benefício, e ainda almejamos muito mais para os nossos bairros. E temos a certeza de que com o diálogo entre governo e moradores as melhorias são possíveis”, reforçou Maria Lúcia.

De fato, sobrou alegria na inauguração da obra, com moradores tomando banho na água que chegava. Até Darci Lermen entrou na brincadeira. Os mil metros de rede primária têm capacidade de levar água para mais de 800 famílias até então abastecidas por caminhões pipas, nos dois bairros. A obra foi concluída antes do prazo previsto devido ao esforço da equipe operacional do Saaep.

“Mostramos para cada morador que o governo está presente nos bairros mais afastados e que estamos olhando para essas comunidades. Hoje chegou a água tratada, e no futuro vem mais benefícios porque é nosso compromisso melhorar a vida das pessoas”, frisou Claudenir Rocha, para acrescentar: “O Saaep veio cumprir o seu papel e não existe nada mais gratificante que ver a alegria no rosto das pessoas que recebem não apenas água, mas esperança de um governo que olha e zela pelas pessoas”.

 

Texto: Márcia Moura | Saaep
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

BAIRRO CIDADE NOVA RECEBE NOVA UNIDADE DE SAÚDE
17 Jul 2017

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou na última sexta-feira, 14, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Nova, no antigo Pronto Socorro do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), no bairro Cidade Nova. Planejada e com instalações mais modernas, a unidade oferece mais conforto para os usuários e servidores.

“Poderemos oferecer numa área melhor, mais adequada, num lugar mais agradável, com estacionamento e também com nossos servidores mais satisfeitos. Sendo assim, poderemos atender uma comunidade de pelos menos 20 mil usuários”, destacou o secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro.

Uma das grandes vantagens da UBS é a própria localização, estratégica, pois fica bem ao lado do Hospital Geral de Parauapebas, o que facilitará para quem recorre aos serviços de saúde, e mais: vai permitir que a Semsa desafogue o HGP. “Pois é uma maneira de recambiar, já que a maioria dos usuários vai ao HGP à procura de atendimento ambulatorial. Isso desafogará também o hospital”, explicou Francisco Cordeiro.

De acordo com o diretor da Atenção Primária em Saúde, Makxon Sousa, a nova unidade conta com diversos atendimentos em saúde, como consultas médicas em pediatria, dermatologia e ginecologia, atendimento odontológico, coleta laboratorial, assistência social, e ainda ponto estratégico para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), distribuídos em 26 salas de atendimento.

A nova unidade irá atender tantos os usuários da Cidade Nova como também os dos bairros Primavera, Riacho Doce, Chácara da Lua, Chácara do Sol, Chácara das Estrelas, Chácara do Cacau e União. “Adorei a estrutura física da nova unidade de saúde, pois está tudo muito bem organizada e muito bem higienizada. Quando eu e meus familiares precisarmos de atendimento em saúde vamos trazê-los aqui, já que eu era usuária da antiga unidade. Agora ficou melhor, pois moro bem próximo da unidade”, disse a microempresária Lusifrance Aguiar, 58 anos.

A inauguração da UBS contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro; da secretária adjunta de Saúde, Raijane Loras; de servidores públicos municipais; do padre Hudson Rodrigues; da imprensa local e comunidade.

 

Texto e fotos: Janaina Ravanelli | Semsa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PELA PRIMEIRA VEZ, EM PARAUAPEBAS, ALDEIAS XICRINS DEBATEM PLANO DE GOVERNO
16 Jul 2017

Concluir as obras da estrada e reconstruir as pontes. E tudo com muita urgência. Foi esse o grande o pedido dos índios xicrins para a Prefeitura de Parauapebas na última audiência pública para debater o Plano Plurianual (PPA) do Governo, que definirá as obras e serviços prioritários para o período entre 2018 e 2021.

Na sexta-feira, 14, os caciques e demais lideranças das aldeias Cateté, Ô-ODjá e Djudjêkô debateram por quase duas horas com o prefeito Darci Lermen e secretários municipais. Desabafaram as preocupações e apresentaram uma pauta de reivindicações, entre as quais a construção de poço artesiano, limpeza das aldeias, reforma ou construção de uma nova Casa do Guerreiro e de um refeitório, gradeamento das roças, aquisição de ambulância, medicamentos e uma nova escola.

Mas durante os debates prevaleceu o pedido para a melhoria da estrada. Somente para a aldeia Cateté são quase 150 quilômetros. Ninguém soube informar, ao certo, quantas pontes existem na área, mas seriam cerca de 50, a absoluta maioria de madeira. Os xicrins reivindicaram a construção em concreto.

No início deste ano, a prefeitura colocou máquinas na reserva e deu início ao trabalho nas estradas, que foi interrompido com a chegada do inverno, conforme explicou a secretária de Obras, Silvana Farias, que antes mesmo do encerramento da plenária e a pedido do prefeito percorreu 105 quilômetros de estrada para checar a situação de perto de todo o trajeto, sendo seguida depois da audiência pelo prefeito e os caciques das três aldeias.

Darci Lermen afirmou que até o final deste mês as máquinas da Semob estarão novamente na reserva, para onde também serão enviadas equipes das secretarias de Urbanismo (Semurb), Produção Rural (Sempror) e da Saúde (Semsa). Em meio à plenária, o prefeito ainda anunciou que na próxima quarta-feira, 19, terá reunião no Ministério da Saúde, para tratar da execução de programas e da liberação de verbas, que contemplam a saúde indígena.

Ao povo Xicrin, Darci Lermen assegurou que todos os compromissos assumidos serão cumpridos dentro dos quatro anos de governo. “Trato feito, trato cumprido. Tem que ser assim”, enfatizou o prefeito. “Não é nenhum favor para vocês. É minha obrigação vir aqui com vocês pra gente cuidar daquilo que realmente é necessário para a melhoria de vida de todo mundo aqui”, reiterou.

INEDITISMO GOVERNAMENTAL

Com a audiência pública nas aldeias xicrins, a prefeitura encerrou os debates com a população para a construção do PPA para o quadriênio 2018/2021. Foi a primeira vez na história do município que um plano de governo municipal teve participação direta da população, colocada como protagonista dos projetos e ações governamentais.

No caso do Povo Xicrin, o tratamento no Plano Plurianual será diferenciado. “Vamos trabalhar a construção de um PPA específico para os indígenas, unificando o trabalho de todas as secretarias”, disse João Corrêa, secretário municipal de Planejamento (Seplan). “Esses próximos três anos e meio serão de muito trabalho, muita dedicação. É uma forma de agradecer, de recompensar os índios que estão aqui hoje e que já foram tão massacrados na história desse País”.

Para João Corrêa, a audiência pública sobre o PPA nas aldeias ganha importância histórica. “É um marco inicial para melhorar, para trazer qualidade de vida para os índios, para que eles sejam mais felizes aqui no lugar onde vivem sem precisar estar indo na cidade, sem precisar estar batendo em tantas portas para serem atendidos”, declarou o secretário.

O próximo passo agora será sistematizar todos os dados coletados nas 22 audiências públicas sobre o PPA e elaborar o anteprojeto, que precisa ser enviado à apreciação da Câmara Municipal de Parauapebas até 31 de agosto deste ano. Os vereadores terão prazo de um mês para debater e aprovar a matéria, podendo ou não apresentar emendas.

 

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Piedade Ferreira, Kelson Araújo e Matheus Costa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA ENCERRA DEBATES SOBRE PPA, AMANHÃ, NA ALDEIA XICRIN
13 Jul 2017

 

Em pouco mais de um mês, foram realizadas 22 audiências públicas em Parauapebas para a construção do plano de governo até 2021

A Prefeitura de Parauapebas realizará amanhã, 14, a última audiência pública para debater o Plano Plurianual (PPA) de Governo, para o quadriênio 2018/2021. Será na aldeia Xicrins Cateté, quando a população indígena da reserva irá se manifestar sobre as necessidades locais. O prefeito Darci Lermen participará da plenária ao lado de secretários municipais e coordenadores.

Programadas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), as plenárias percorreram 19 bairros de Parauapebas desde o dia 3 de junho passado, com início no Tropical, seguido por Palmares II, Habitar Feliz, Altamira, Guanabara, Palmares Sul, Novo Brasil, Liberdade, Cidade Jardim, Da Paz, Vila Paulo Fonteles, Minérios, VS-10, Nova Carajás, Vila Sansão, Cidade Nova, Nova Vida II, Cedere I e Rio Verde. Foram realizadas ainda audiências específicas com sindicatos e empresários.

O trabalho foi intenso e bastante produtivo, na avaliação do secretário de Planejamento, João Corrêa. “Foi superpositivo e muito além de nossa expectativa inicial, com participação de mais de duas mil pessoas com debates importantes sobre a realidade local e propostas concretas da população a fim de resolver suas diversas demandas”, diz ele.

A prefeitura compreende que a participação popular, com variados segmentos sociais envolvidos no debate, contribui na construção e no monitoramento dos programas governamentais, e é a garantia de que os recursos públicos serão investidos de acordo com o interesse da população. O PPA é que serve de base para a elaboração anual da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) e do Orçamento municipal, encaminhados à Câmara de Vereadores, para aprovação.

Durante as audiências, diz João Corrêa, foram observados dois conjuntos bem definidos de demandas. Nos bairros mais consolidados e antigos, as propostas giraram em torno de três assuntos: melhoria da qualidade dos serviços de saúde e educação, conserto de buracos no asfalto e iluminação publica.

Já nos bairros mais recentes e áreas de ocupação, as reivindicações giraram em torno da infraestrutura. Os moradores pediram regularização fundiária, asfaltamento e calçamento das ruas, abastecimento de água e iluminação. Mas, sem nenhuma dúvida, a grande preocupação da população está concentrada em duas demandas, apresentadas em todos os bairros percorridos: emprego e segurança pública.

Na reunião com empresários, representantes de consultoria insistiram sobre a dificuldade em contratar mão de obra qualificada em Parauapebas e propuseram mais investimentos na área bem como em saneamento básico, criação de espaço para feiras de vendas de produtos e acesso a créditos. Da mesma forma, manifestaram preocupação por mais emprego na cidade.

A partir das propostas, a Seplan irá sistematizar todos os dados e partir para a elaboração do PPA, que precisa ser enviado à Câmara até 31 de agosto deste ano, para ser aprovado até o final de setembro. A elaboração do plano terá a participação de representantes dos bairros, indicados pela própria população em cada audiência pública realizada, para fazer parte do Coletivo Municipal de Planejamento.


Texto: Hanny Amoras
Fotos: Piedade Ferreira e Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Página 1 de 88

ouvidoria 5

ctic

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper