news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ESCOLA RUTH ROCHA FAZ HOMENAGEM PÓSTUMA À EDUCADORA
20 Nov 2017

“Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros. Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros”. Esse pequeno trecho da música ao “Mestre com Carinho”, na versão em português, retrata um pouco do quanto se aprende com os educadores e o quão significativa pode ser a passagem deles pela vida de todos, ainda mais quando o educador é exemplo de vida.
Foi com esse espírito de gratidão, respeito, carinho e saudade que a equipe da Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Rocha realizou agora em novembro uma bela homenagem póstuma à professora Maria da Guia Fernandes ou simplesmente Da Guia, como era chamada.

Música, emoção e simbologias compuseram a homenagem, realizada no hall da escola, com a presença de parte da família da de Da Guia. Discursos emocionados dos colegas, fotos e apresentação dos pequenos estudantes externaram um pouco daquilo que a educadora representava para eles e o quanto ela deixou saudades.

Alguns alunos do Infantil V apresentaram a coreografia da música “Arco-íris”, interpretada por Xuxa Meneghel, mesma coreografia que aprenderam com a dedicada professora no ano passado, demonstrando mais uma lição valiosa: quando a educação é feita com dedicação e carinho aprende-se muito mais que conteúdos; aprende-se valores éticos, morais e cristãos, que ficam para toda a vida.

A diretora Nágila Araújo Cutrim disse que saudade e lembranças são sentimentos que permanecem presentes em toda a equipe da Escola Ruth Rocha. “Nós a homenageamos com o último trabalho desenvolvido por ela na escola. Aqui todos sentem a falta da pessoa e da profissional dedicada que ela sempre foi. Maria da Guia Fernandes sempre ficará na memória de todos nós”, enfatiza Nágila.

UMA PESSOA ESPECIAL

Para a professora Edilene Rodrigues Medeiros, Da Guia representava muito mais que uma excelente profissional, pois é um exemplo a ser seguido. “Ela foi para nós uma pessoa muito especial. Era dedicada, compromissada, desenvolvia seu trabalho com muito afinco e transparecia o amor profundo à profissão”, descreve Edilene, acrescentando como outras características da amiga a solidariedade e a alegria.

Presente na homenagem, a filha da educadora, Jaqueline Fernandes, que estava acompanhada por sua filha Alícia, ambas bastante emocionadas. “É imensurável minha alegria em ver e sentir tanta demonstração de carinho dos amigos de profissão e alunos de minha mãe. Ela era muito querida por todos e tinha um amor sem tamanho para com a profissão. Essa homenagem só reafirma o quanto é grande o legado deixado por ela”.

Jaqueline relatou ainda o quanto o momento foi significativo para Júlia. “Trazer minha filha para participar da homenagem e registrar esse momento, para que a imagem da vó seja para sempre eternizada na vida dela, é algo maravilhoso. Minha gratidão à escola por esta linda homenagem”, reconheceu.

VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO

Maria da Guia Fernandes nasceu na cidade de Paraibano (MA), em 4 de dezembro de 1960. Filha de Justino Fernandes de Sousa e Pedrina Maria de Matos, já ainda na infância dava sinais do que queria fazer quando crescesse: sua diversão preferida era brincar de escolinha com as outras crianças. Ela, é claro, era sempre a professora.

Começou a trabalhar na adolescência dando aulas de reforço para crianças da vizinhança onde morava. Atuou na área educacional no Estado do Maranhão por mais de duas décadas. Durante este período lecionou em municípios como Imperatriz, Olho D'Água e São Pedro da Água Branca; exerceu a função de diretora no povoado de Viração e também em São Pedro, além de ter assumido a tutoria do Pro-formação (magistério) em Açailândia.

Em Parauapebas, por 12 anos exerceu a docência como servidora efetiva. Passou por escolas como Novo Horizonte, Moranguinho, Jean Piaget, Eurides Santana e Terezinha de Jesus - nestas três últimas exerceu a função de vice-diretora. Em 2016, optou em voltar para a sala de aula para trabalhar com o público o qual ela mais amava: alunos da educação infantil (escola Ruth Rocha).

Uma vida inteira dedicada a educar, sempre trabalhando com afinco e enfatizando o lema de que só a educação pode mudar a vida das pessoas e o País. Exerceu suas atividades como uma verdadeira missão de vida e influenciou centenas de crianças e jovens com sua dedicação e compromisso, como também inspirou outros educadores com seu exemplo.


Texto: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

SAC TEM 1,5 MIL CARTEIRAS DE TRABALHO À ESPERA DOS DONOS
18 Nov 2017

Mais de 1.500 Carteiras de Trabalho estão disponíveis no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Os munícipes que solicitaram a emissão do documento devem se dirigir ao Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), localizado na rodovia Faruk Salmen, onde os serviços do SAC estão sendo realizados provisoriamente.

“Temos Carteira de Trabalho que foram requeridas desde o ano passado e nunca vieram buscar. Mas o número maior é das que foram solicitadas em outubro deste ano. Então, a gente pede que os cidadãos venham buscar esses documentos, pois eles já se encontram disponíveis aqui”, convocou o coordenador do SAC, Marcos Gomes.

Além da emissão e alteração de Carteira de Trabalho, o SAC oferece vários outros serviços como emissão de 1ª, 2ª e 3ª vias de Carteira de Identidade, alistamento para o Serviço Militar, incluindo confecção de certificado de dispensa de incorporação, certificação de isenção e reservista, cerimônia de compromisso a bandeira nacional.

RECEPÇÃO INFORMATIZADA

Em outubro, houve um aumento expressivo nos serviços realizados pela recepção informatizada. Comparado ao mês de setembro, o atendimento passou de 956 para 3.740. Essa área atende a população com elaboração e digitação de documentos, agendamento para emissão de RG, espelho de CPF, inscrição cadastral de CPF, Boletim de Ocorrência, currículos, boletos e xerox em geral.

Marcos Gomes ressalta a importância dos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Parauapebas. “É muito importante esse atendimento as pessoas que não têm condição financeira. O cidadão desempregado teria que pagar pra fazer um currículo ou tirar um boleto no cyber. Para solicitar a emissão da Identidade, por exemplo, também precisa agendar pela internet; e todos esses serviços são oferecidos gratuitamente pelo SAC”.

SERVIÇO: O SAC funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), localizado na rodovia Faruk Salmen.

 

Texto: Rayssa Pajeú
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

CARATECAS DE PARAUAPEBAS DISPUTAM EM SP CAMPEONATO BRASILEIRO
17 Nov 2017

 

Até o final da manhã desta sexta-feira, 17, atletas já haviam conquistado seis medalhas

Cento e quinze caratecas de Parauapebas participam em São Paulo do Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, que começou na quarta-feira, 15, e terminará amanhã, 17. Para a viagem, eles contaram com o apoio da prefeitura, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Assistência Social (Semas).

Até o final da manhã de hoje, 17, os atletas parauapebenses já haviam conquistado seis medalhas: uma de ouro, duas de prata e três de bronze, na modalidade kata. Amanhã, 18, eles voltarão à disputa na modalidade kumite, representando o Pará diante de 23 estados brasileiros participantes da competição, numa reunião de mais de cinco mil caratecas. Os caratecas que vencerem em São Paulo disputarão o campeonato mundial que será realizado em abril de 2018, na Escócia.

O desempenho dos atletas tornou Parauapebas referência nacional no karatê. No campeonato Norte/Nordeste realizado 2017, em Salvador (BA), os atletas do município obtiveram o terceiro lugar, sendo a única equipe representando o Pará.

Segundo o presidente da Federação de Karatê do Estado do Pará, Francisco Eloecio, apenas em Parauapebas são aproximadamente 2,8 mil atletas que passaram por rígidas seleções para o campeonato em São Paulo, chegando ao número de 115 que obtiveram destaque.

Além de alunos que também são atendidos pelo Projeto Pipa, a Prefeitura de Parauapebas apoia o grupo de atletas por meio da Semel e da Semas.

De cunho principalmente social, as associações de karatê do município, em parceria com a prefeitura, garantem que os alunos sejam quase todos acolhidos de projetos sociais.

“O que nos alegra é saber que Parauapebas está dando oportunidade às crianças que mais precisam, pois são aquelas que estão mais vulneráveis e moram em bairros mais afastados. A prefeitura tem visto que o karatê realmente funciona como um complemento da educação, pois com o incentivo do governo municipal, Parauapebas tornou-se a cidade onde se tem mais praticantes de karatê por habitante no Brasil”, orgulha-se Francisco Eloecio.

Um bom exemplo é Wellington Fernandes, 14 anos, um dos alunos que embarcaram para a competição. Ele conta que começou a praticar o esporte por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Betânia, onde reside.

O pequeno atleta sonha em se profissionalizar. “Fui levado ao Cras por minha mãe que acreditava que eu precisava praticar algum tipo de esporte. E foi lá que entrei para o karatê e não parei mais; quero ser profissional também”, diz Wellington.

BOA SORTE!

Antes de os atletas viajarem para São Paulo, eles forem recebidos na prefeitura. Para eles, o secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro, deixou um recado: “Saiam daqui com o espírito vencedor. Não importa o que aconteça lá e não tenham dúvida do apoio que garantimos a vocês”.

O secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz, também aconselhou: “Aproveitem estes dias, aproveitem esta competição, não só por Parauapebas, mas pelo aprendizado de vocês, pois o esforço de todos nós para que vocês possam participar da competição faz parte do crescimento de todos, e isto é mais o importante”.

Ineuda de Sousa, mãe de um carateca de 6 anos de idade, diz estar satisfeita com o apoio dado ao esporte. “A vida do meu filho é este esporte. Ele está aprendendo a conviver com outras pessoas, por isso pra mim é uma satisfação muito grande ver como o meu filho e os seus colegas estão sendo amparados, pois muitas crianças que poderiam estar convivendo com a violência estão aqui hoje vencendo desde já”, observou.

CAMPEONATO EM PARAUAPEBAS

O vereador Rafael Ribeiro (PMDB), presente no encontro com os atletas, informou que apresentará uma emenda na Câmara Municipal para que o Campeonato Norte/Nordeste de Karatê de 2018 seja realizado em Parauapebas. “Não estamos formando apenas campeões de karatê, mas também campeões de vida”, frisou o parlamentar.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira e Djarly Mendes | Semas
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

SISPAE: EDUCAÇÃO DE PARAUAPEBAS É UMA DAS MELHORES DO PARÁ
16 Nov 2017

 

Município recebe 12 certificações do sistema que avalia desempenho de estudantes, educadores e escolas

A educação de Parauapebas tem motivos para comemorar: em cerimônia em Belém a educação do município foi reconhecida como uma das melhores do Pará. É que a prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) revelou que Parauapebas tem muito mais a oferecer que minério de ferro: tem alunos dedicados e com desempenho educacional acima da média.

Instrumento anual de avaliação que visa oferecer informações a gestores, diretores, professores e técnicos sobre os avanços da aprendizagem dos estudantes, o SisPAE reconheceu o desempenho de estudantes, educadores e escolas que alcançaram excelente pontuação na prova do sistema aplicada no ano passado.

Para coroar o momento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na capital paraense o evento “Reconhecimento do Pacto pela Educação”, por meio do qual o município de Parauapebas recebeu 12 certificações, nove das quais referentes ao desempenho da rede municipal de ensino, além de três destaques da rede estadual.

A rede pública de ensino foi destaque nas categorias “Aluno com Maior Média de Proficiência”, “Professor da Turma com Maior Média de Proficiência”, “Escola com Melhor Resultado de Proficiência” e “Município com Maior Taxa de Participação”.

A coordenadora do Setor de 3º e 4º Ciclos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Valdelice Cardoso, atribuiu o bom resultado no SisPAE ao trabalho desenvolvido na rede municipal de educação e, principalmente, ao empenho dos educadores. “Termos escola, professores e alunos premiados mostra que nossa educação está avançando”, comemora a coordenadora, para quem a premiação é resultado da política da rede municipal de educação, dos investimentos em formação continuada e do compromisso dos educadores com a educação.

Para Lucas Fernandes, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chico Mendes, a premiação é o resultado de muito estudo e dedicação. “Minha dedicação aos estudos já me rendeu duas medalhas na Olimpíada de Matemática e uma medalha na Olimpíada de Astronáutica. Agora, estou muito feliz com mais esta conquista”, destaca o jovem, observando que o estudo é a única possibilidade concreta de um futuro promissor.

PREMIADOS

Os estudantes reconhecidos na categoria “Aluno com Maior Média de Proficiência” são Kauane Larissa Vieira Viana, 4º ano, da EMEF Olga da Silva; Lucas Fernandes Araújo da Silva, 8º ano, da EMEF Chico Mendes; e Thaylla Martírios Santos, 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Eduardo Angelim.

Já na categoria “Professor da Turma com Maior Média de Proficiência”, quem se destacou foram os professores Rosely da Silva Sousa, da EMEF Chico Mendes; Luciana Ferreira Viana, da EMEF Paulo Fonteles; Dejaci Soares da Silva, da EMEF Eduardo Angelim; e Manoel Vieira França e Willian Henrique Sousa, ambos da Escola Estadual Eduardo Angelim.

Também foram reconhecidas a “Escola com Melhor Resultado de Proficiência” (EMEF 18 de Outubro, na zona rural) e a “Técnica de Referência” (Valdelice Cardoso), além do secretário de Educação, Raimundo Neto, representando o município.

AVANÇOS

O secretário Raimundo Neto parabenizou todos os reconhecidos pelo bom desempenho no Sistema de Avaliação e enfatizou que a educação municipal tem avançado não só nesta avaliação, mas em outras, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“O fato de Parauapebas estar entre os municípios paraenses que se destacaram no SisPAE demonstra que a educação municipal está avançando. Nossos alunos estão aprendendo mais e estamos alcançando nosso objetivo maior, que é garantir o direito de aprender dos nossos estudantes e a melhoria na qualidade da educação”.

Para a coordenadora geral das escolas estaduais no município de Parauapebas, Ana Maria Santos, é imensa a satisfação de ter professores e alunos certificados pelo SisPAE. “Essa premiação reflete o trabalho desenvolvido com nossos alunos ao longo destes anos, trabalho que tem surtido efeito com a inclusão de muitos deles no ensino superior, em instituições públicas de renome e prestígio”, avaliou a gestora, acrescentando que as indicações chegaram às vésperas da criação da Unidade Regional de Ensino (URE) com sede em Parauapebas.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Piedade Ferreira (Ascom) e Agência Pará
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA CELEBRA CONVÊNIO COM ONGS QUE PRESTAM ASSISTÊNCIA SOCIAL
16 Nov 2017

Visando fortalecer o trabalho realizado por entidades não governamentais que prestam serviço social no município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), celebrou este mês os termos de fomento. O documento foi assinado pelo secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro, e pelos presidentes das entidades, no gabinete da Semas.

Foram beneficiadas pelos termos a Fundação Bom Samaritano, a Sorrir Parauapebas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Parauapebas (Apae), a Associação dos Moradores do Bairro Rio Verde (AMBV) e o Instituto de Desenvolvimento Social e Institucional Ágape. O período do convênio é fevereiro de 2018.

Cada entidade beneficiária receberá do município um montante que será usado para prestar atendimentos a adolescentes, jovens e adultos com deficiência (PcD) intelectual e múltipla, nas áreas socioassistencial e educacional, grupos de convivência, esporte, arte, lazer, articulação de ações em defesa dos direitos.

“Essas organizações são, para a prefeitura e para a Semas, como braços que ajudam a manter um maior equilíbrio no atendimento às pessoas mais necessitadas do nosso município. E a celebração desses termos de fomento faz com que o trabalho e os serviços oferecidos por elas cheguem a nosso povo com ainda mais qualidade e efetividade”, disse Jorge Guerreiro.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp), Gildete Prates dos Santos, o convênio é muito importante, pois valoriza ainda mais o trabalho das organizações. “É muito importante. Esse convênio vem para colaborar com a melhoria dos serviços que já vêm sendo executados há muito tempo pelas pessoas que fazem parte dessas entidades”.

José Antonio Melo, presidente da Fundação Bom Samaritano, destacou a importância da assinatura do termo. “O valor celebrado garante que consigamos desenvolver as atividades do nosso Projeto Esperança, nos dando a oportunidade de ajudar ainda mais as pessoas que fazem parte dele”.

Texto: Antonio Fernandes Lima | Semas
Foto: Jhonathan Felipe | Semas
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA FORMA PRIMEIRA TURMA DE “CONDUTORES DE TRILHAS E CAMINHADAS”
14 Nov 2017

Foi com treinamento de rapel, na Cachoeira de Águas Claras, que no último sábado, 11, foi encerrado o curso de “Condutores de Trilhas e Caminhadas” na Floresta Nacional de Carajás (Flonac), numa promoção da Prefeitura de Parauapebas, por meio do Departamento de Turismo (Detur), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Vale do Rio Doce, Corpo de Bombeiros e outras instituições.

O acesso até a cachoeira garantiu muita aventura e observações pela Trilha Timborana. O retorno até à base de Águas Claras foi com os alunos contemplando as belezas naturais oferecidas pela Trilha Peito de Aço.

O módulo teórico do curso ocorreu entre os dias 6 e 10 deste mês, no alojamento do Projeto Igarapé Bahia, onde os alunos tiveram aulas sobre cooperativismo, noções básicas de turismo, patrimônio histórico, fauna de Carajás, unidades de conservação e Uso Público em áreas protegidas, oratória e ecoturismo.

Na parte de campo, eles receberam treinamentos de resistência, condução e orientações relevantes para sobrevivência em área de selva, como aprender a fazer nós e amarrações, tratamento de água, localizar pontos com bússola, lidar com animais peçonhentos, disciplina e organização de equipes.

DEPOIMENTOS

Os alunos se mostraram satisfeitos com a oportunidade. “Tudo que está sendo feito valoriza a gente que está se profissionalizando. Vamos ter uma profissão e isso se torna ainda mais agradável pelo empenho”, disse o engenheiro agrônomo Francisco Ribeiro, que também participou do curso de “Qualidade de Atendimento ao Turismo”, realizado em setembro.

“Minha expectativa era outra, mas quando cheguei superou. Foi uma experiência única. Sou grata por essa oportunidade. Foi muito bom”, afirmou Alane Oliveira, aluna do Projeto Jovem Ambientalista (PJA). “Esse momento foi único. Graças a Deus, os conhecimento adquiridos aqui vamos levar pra lá [Cedere 1]. Foi muito produtivo”, considerou Elisama da Paixão.

“Esse curso é de suma importância para os novos condutores. Sem esse conhecimento, eles não teriam condições de adentrar nas unidades de conservação. A prefeitura mais uma vez vem trazendo excelentes resultados para a evolução do município”, destacou a analista ambiental e coordenadora do Programa de Uso Público em áreas protegidas/ICMBio, Nívia Silva.

A turismóloga Adriana Vilhena, que representou a Setur, elogiou: “Foram poucas as vezes que vimos uma iniciativa como essa, tão bonita. Esse empenho a gente vê em poucas pessoas e isso é pra quem tem coragem. Se estamos aqui, é porque unilateralmente temos que reconhecer o esforço do Detur e da prefeitura, de outra maneira não teríamos esse momento”.

Para o chefe da Flonac, Marcel Regis, o curso também mostra que essa região tem um potencial turístico muito grande, que vai além do que hoje está mapeado. Segundo ele, a Floresta de Carajás está mostrando para todo o País que existe ecoturismo e recursos naturais relevantes em Parauapebas, o que torna possível a participação do município na categoria B do mapa turístico no Brasil.

“É por isso que a prefeitura, o ICMBio e as instituições parceiras uniram forças pra mostrar que essa região pode sim ter uso sustentável correto e que não deve ficar na dependência de apenas um tipo de exploração econômica como tem hoje”, frisou Marcel Regis.

De acordo com o coordenador do Departamento de Turismo de Parauapebas (Detur), Marcos Alexandre Santos, o curso foi uma forma de suprir o déficit de condutores na Flonac. “Houve um crescimento no número de turistas em 2017, e desde o início do ano o prefeito Darci tem incentivado essa matriz econômica, que beneficia o trade turístico municipal e as comunidades dos entornos de Parauapebas. Essa é uma matriz que movimenta tanto o setor hoteleiro, de bares e restaurantes, como outros setores”.

PARCERIA

Também foram parceiros da prefeitura para realização do curso o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), MC Lobato, Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (Cooperture Carajás), Mulheres de Barro, Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Sete Soluções e Tecnologia Ambiental e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PA).


Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

DMTT CONVERSA COM EMPRESAS SOBRE VAGAS, EM ESTACIONAMENTO, PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
13 Nov 2017

A Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) se reuniram com estabelecimentos que contam com estacionamento próprio, para tratar sobre a fiscalização de vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos privados.

O encontro, que ocorreu na sexta-feira, 10, na sala de reuniões da Semsi, contou com representantes do Partage Shopping, Atacadão Macre, Mix Mateus e Hipersena, que agradeceram o convite para esse diálogo tão necessário.

Milton Lima, agente de trânsito e coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), explica que a campanha é extremamente necessária, uma vez que as inspeções já estão sendo feitas, conforme prevê a Lei nº 13.281 de 2016, que fez algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Agora, será penalizado com mais rigor quem usar indevidamente as vagas em estacionamentos públicos e privados destinados a idosos e pessoas com deficiência”, alerta Lima. A infração imposta para quem adotar essa prática nada cidadã é gravíssima, o que implica na contabilização de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Uma campanha educativa será iniciada nos próximos dias para sensibilizar os usuários que insistem em cometer tamanha infração.

Assessoria de Comunicação - Ascom | Semsi | PMP

CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPO SEGUE ATÉ DEZEMBRO NA ZONA RURAL
13 Nov 2017

Já em sua segunda fase, o 10º Campeonato de Futebol de Campo realizado pela Prefeitura de Parauapebas na zona rural do município tem levado muita animação para os moradores das comunidades mais distantes. Iniciada em setembro deste ano, a competição começou com 29 equipes, que valorizaram e valorizam os jogadores da própria zona rural.

No último final de semana, os classificados para a segunda fase participaram de mais uma eliminatória. Os times do Cedere I e Carajás se enfrentaram no campo do Cedere I. O Carajás venceu o Cedere de goleada: 7 x 2, enquanto o Alto Bonito ganhou o Três Voltas com um placar de 2 x 1.

O time do Carajás está cheio de expectativas para o próximo jogo contra o Conquista. Artilheiro isolado da competição, com nove gols, Marcelo Lima assegura que o time vem se preparando para vencer o campeonato. “Estamos felizes com o resultado, e vamos nos preparar ainda mais para conquistar o próximo jogo e chegar a final”, disse o jogador.

A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), organizadora do evento, dividiu a competição por polo, agora segue um cronograma de jogos e distribui as equipes de trabalho para que todas as comunidades sejam atendidas.

“Dividimos as comunidades por polo para que dessa forma todos participassem. Essa é uma forma que encontramos de valorizar os atletas, descobrir talentos e ao mesmo tempo levar entretenimento para toda a comunidade”, destacou a coordenadora geral do campeonato, Célia Rocha.

Os próximos jogos serão domingo, 19, entre Santa Cruz x Barra do Cedro, no campo do Pontilhão; e Rio Branco X Paulo Fonteles, na Vila Sanção. A competição será encerrada em dezembro com a premiação dos vencedores.


Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

1ª CÃOMINHADA DE PARAUAPEBAS VACINA 148 CÃES CONTRA A RAIVA
13 Nov 2017

No último domingo, 12, a ONG Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e do Meio Ambiente (Apama) realizou a 1ª Cãominhada contra a Leishmaniose em Parauapebas. A ação, que reuniu mais de 500 pessoas e seus cães, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses.

A iniciativa da “cãominhada” surgiu da preocupação da Apama com a leishmaniose, doença infecciosa, mas não contagiosa e caracterizada por feridas na pele. De acordo com Byancka D´Lavor, representante da ONG, a doença chamou a atenção do grupo. “Fizemos um mapeamento de animais com leishmaniose e nos assustamos com número de casos. Também percebemos que a população carecia de informações a respeito da doença. Para conscientizar a população dos meios de tratamento decidimos fazer a Cãominhada”, disse Byancka.

Para o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Mickaell Santos, o evento também foi uma oportunidade para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde da Semsa. “Estamos monitorando e colocando armadilhas na cidade em possíveis locais de proliferação do vetor da leishmaniose. Fazemos a triagem e identificação da espécie”, conta Mickael.

Orientações sobre prevenção e informações sobre como identificar as características de cães doentes também foram repassadas à população no domingo. Atualmente, o Sistema Único de Saúde não disponibiliza tratamentos e/ou vacinas para leishmaniose, apenas a antirrábica.

Durante a 1ª Cãominhada, 148 animais foram vacinados contra a raiva.


Texto: Anderson George
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

OBRAS DE DRENAGEM IRÃO BENEFICIAR TODO O COMPLEXO VS-10
13 Nov 2017

 

Semob precisará fechar a av. VS-10 na segunda quinzena deste mês, mas haverá rotas alternativas

 

Para dar continuidade a uma obra de drenagem realizada entre os bairros Morada Nova e São Lucas II e que irá beneficiar todo o Complexo VS-10, a prefeitura vai precisar fazer mudanças no trânsito do local.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) vai abrir a principal via do complexo, conhecida como avenida VS-10, para instalação de aduelas que irão facilitar o escoamento de água na área. Atualmente, a Semob trabalha próximo da via e na segunda quinzena deste mês fechará a avenida para início dos serviços.

“Esse é mais um ponto crítico da cidade que sofre alagamentos. Precisamos colocar essas aduelas para resolver o problema da área. Pedimos a compreensão da população, pois a interdição da via é necessária para que a obra possa acontecer com qualidade”, explica o coordenador de Infraestrutura Urbana da Semob, Gércio Bittencourt.

MUDANÇA NO TRÂNSITO

Para o período de execução das obras, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) criou uma rota alternativa para os motoristas. Para quem vem da PA-160 e acessa a avenida VS-10 em direção ao centro vai utilizar as ruas Alzira Camilo, Berílio, avenida Bom Jardim e rua Topázio.

Já quem está no centro e precisa acessar os bairros do Complexo VS-10 e chegar à PA 160, no sentido de Canaã, pode acessar as ruas Topázio, avenida Bom Jardim, Berílio e Alzira Camilo.

Próximo ao local da obra, a Semob também fez um desvio com terraplanagem, sendo mais uma alternativa para os motoristas.

 

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

Página 1 de 105

ouvidoria 5

ctic

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper