news subheader Notícias

ASCOM - Assessoria de Comunicação

ASCOM - Assessoria de Comunicação

PARAUAPEBAS É O PRIMEIRO, DA REGIÃO, A LANÇAR CRIANÇA FELIZ
21 Set 2017

O município de Parauapebas é o primeiro da região de Carajás a lançar, em parceria com o Governo Federal, o programa Criança Feliz. Com o tema “Parauapebas cuida da primeira infância”, o programa tem como proposta promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, estimulando as interações familiares.

O programa tem um público específico, que são gestantes e crianças até 3 anos de idade que recebem o Bolsa Família. Nos casos de crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento se estenderá até os 6 anos. Todas as crianças atendidas no abrigo municipal serão acompanhadas.

De acordo com o coordenador do Programa no município, José Luiz Castro, uma equipe de profissionais da Secretaria de Assistência Social (Semas) vai realizar o acompanhamento das famílias, por meio de visitas domiciliares.
“Os orientadores sociais vão levar atividades lúdicas para os cuidadores que vão interagir diretamente com as crianças. O cuidador pode ser a mãe, a tia, avó, irmãos, madrinha, que terão a orientação no sentido de como eles podem desenvolver um trabalho mais específico em buscar com essa criança, o desenvolvimento físico e cognitivo com brincadeiras e atividades comunicativas”, explica o coordenador.

No primeiro momento, o programa vai contemplar 200 crianças de famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

“Vimos a necessidade de ter uma proximidade maior em relação ao trabalho que deve ser desenvolvido com as crianças. Então, o governo municipal buscou mais uma ação para atender esse público”, destacou o secretário de de Assistência Social, Jorge Guerreiro, adiantando que em breve mais um programa de assistência será lançado no município.

Ao todo, 98 municípios do Pará aderiram ao Criança Feliz.



Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

FEIRA AMAZÔNICA MOVIMENTA SHOPPING COM DESFILE DE MODA
20 Set 2017


Oito belas modelos atraíram atenção no Partage Shopping na noite de quarta-feira, 19, ao apresentarem a Moda Praia com trajes, bolsas, sandálias e acessórios idealizados por artesãs de Parauapebas. O desfile fez parte da programação da Feira Amazônica Arte e Cultura, que tem apoio da Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden).

A Feira Amazônica começou no último dia 15 e vai até o dia 25 deste mês, sempre das 10 às 20 horas. Ali, a população pode encontrar uma variedade de trabalhos produzidos pelos grupos Mulheres de Barro, Mãos que Criam, Cooperativa dos Produtores de Gemas (Coopergemas) e Polo Moveleiro.

Os trabalhos são bem criativos, feitos com capricho e diferenciados. À noite, os grupos de dança folclórica Retumbá e Raízes se apresentam para animar o público com danças e músicas bem paraenses. Aliás, o grande objetivo da feira é mostrar que as raízes de Parauapebas também são bem amazônicas.

“Eu estou maravilhado com essa exposição. O que está sendo exposto aqui não deixa nada a desejar para qualquer capital. E precisamos disso: divulgar a nossa cultura local”, defendeu o secretário de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz, na abertura da Feira Amazônica, na sexta-feira, 15.

Os artesãos agradeceram o apoio da prefeitura e do shopping e reconheceram o trabalho que vem sendo feito para difundir o que é produzido dentro de Parauapebas. “Esperamos que todos que passem aqui (no shopping) possam ver a capacidade de cada artesão do município. Eu só tenho a agradecer por tudo isso”, disse Herivelto dos Santos, do Polo Moveleiro.

Há seis meses em Parauapebas, o superintendente do Partage, Antônio Carlos Maziviero, revelou estar surpreso com a produção de Parauapebas. Primeiro, foi a exposição do Polo Moveleiro. E agora, a Feira Amazônica, que reúne cerca de 50 artesãos. “É tão bacana, tão bonito de se ver que nem quero deixar sair do shopping. E é bonito não só pela qualidade, mas pela força de trabalho”, elogiou ele, para arrematar: “Sabemos que esse trabalho gera renda, dignidade, cidadania e orgulho de ser desta cidade”.


Texto: Hanny Amoras
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

SEMSA E UFRA CAPACITAM ACADÊMICOS SOBRE LEISHMANIOSES
19 Set 2017

Acadêmicos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) de Parauapebas passaram por Capacitação sobre Leishmanioses, na última quarta-feira, 13, no auditório da instituição. O curso foi realizado numa parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Vigilância em Saúde Ambiental e a Ufra.

Em palestra, a coordenadora do Núcleo de Educação da Vigilância em Saúde Ambiental, Amanda Kaline Izidoro Ferreira, abordou vários tópicos, como os sintomas clínicos; prevenção humana e canina; e áreas de risco e procedimentos. “Nosso propósito é repassar conhecimento sobre leishmanioses. Também sanar questões que mitificam a própria doença. Cada acadêmico aqui presente irá exercer um papel disseminador de conhecimento”, explicou Amanda.

O acadêmico do 9º período de engenharia agronômica, Werlles Milhomem de Sousa, considerou “muito interessante e didática” a palestra. “Ter participado da capacitação foi de extrema valia uma vez que sanou todas as dúvidas que tinha sobre o assunto”, declarou ele.



Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Mickaell Santos | Semsa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

ALUNOS DE 55 ESCOLAS DE PARAUAPEBAS ENFRENTAM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
19 Set 2017

Durante a tarde do último sábado, 16, centenas de alunos dos ciclos finais e ensino médio da rede de ensino de Parauapebas participaram da 2ª fase da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova foi realizada em três escolas polos: Chico Mendes, Carlos Henrique e Paulo Fonteles.

A disputa que vem difundindo e estimulando o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País envolve alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, alunos do ensino médio das escolas públicas e pela primeira vez incluiu também estudantes das escolas particulares.

Nesta edição, 55 unidades educacionais de Parauapebas participaram da competição, dentre as quais 27 escolas municipais, 12 estaduais e três particulares, além dos centros de ensino da educação de jovens e adultos e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Na escola Chicos Mendes, cerca de 200 alunos de 18 unidades educacionais realizaram a prova, como Esthefanny Sousa Farias, 15 anos, do 9º ano. Em 2016, ela participou pela primeira vez da Obmep, mas não obteve resultado satisfatório. Contudo, nesta edição a aluna garante ter encarado o desafio com mais dedicação.

“Eu me decepcionei com meu desempenho ano passado e este ano resolvi me dedicar mais cedo. Estudei muito, participei dos intensivos realizados pela escola e reservei de três a quatro horas diárias para me dedicar à matemática. Tirei uma boa nota na primeira fase e acredito que o resultado final será melhor ainda”, prevê a confiante Esthefanny.

Dentre os participantes das escolas municipais, encontravam-se 23 alunos Xikrins, que participaram pela terceira vez da olimpíada. Segundo o professor de matemática da Escola Bep-Karoti Xikrin (aldeia Cateté), Alessandro Freires Rodrigues, a expectativa em relação à competição é grande. “Na primeira fase tivemos alunos que acertaram mais de 60% da prova. Na certa, estes alunos vão conseguir se destacar nesta fase também”, anseia o educador.

Pedro Lucas Baia da Paixão, 14 anos, é um dos representantes das instituições particulares. O estudante do 9º ano faz parte do quadro de discentes do Colégio Pitágoras. É campeão da Maratona de Conhecimento (regiões Norte e Nordeste) da rede de ensino e espera realizar feito semelhante na avaliação. “Gosto muito da disciplina e me dediquei bastante. Espero obter uma boa colocação”, diz ele.

RESULTADO FINAL

O resultado final da olimpíada será anunciado dia 22 de novembro no site da competição. Já as cerimônias de premiação, em que serão distribuídas 6.825 medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 50 mil menções honrosas em todo o País, somente irão ocorrer em 2018. E não apenas os alunos serão reconhecidos. Professores, escolas e secretarias de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos na segunda fase.

Na avaliação de Pedro Botelho Neto, coordenador de matemática dos 3º e 4º ciclos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos estavam muito bem preparados para a competição. “Devido ao grande empenho dos professores e a realização de todo um trabalho voltado especificamente para a avaliação, inclusive com aulas extras, o nível dos alunos este ano está muito bom e a expectativa é de que superemos o número de medalhas da edição anterior e alcancemos o tão sonhado ouro”.

Em 2016, 12ª edição da Obmep, Parauapebas conquistou oito medalhas - uma de prata e sete de bronze - e 41 menções honrosas.


Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PREFEITURA INVESTE EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA NA ZONA RURAL
19 Set 2017

As melhorias de infraestrutura chegaram às diversas localidades da zona rural de Parauapebas. Desde janeiro deste ano, o governo municipal trabalha para garantir melhorias no tráfego nas estradas vicinais. Na Palmares Sul, já foram recuperados 42 quilômetros de estradas. No total, 69 quilômetros receberão serviços de limpeza, encascalhamento e terraplanagem.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) também está recuperando 81 quilômetros da PA Rio Branco, que interliga diversas localidades. Essa via permite aos agricultores o escoamento de seus produtos com maior rapidez e segurança até a zona urbana.

Outra localidade que está recebendo obras é a Vila Paulo Fonteles. As vicinais Esperança, VS11 e dos Placas que estavam intrafegáveis, segundo os moradores, agora começam a mudar. “Essas estradas estavam sem condições de tráfego, principalmente nas rotas do transporte escolar. Eu ando todos os dias nessas vicinais e agora já começo a ver mudanças com essas obras”, diz Moacir Souza, morador da Vila Paulo Fonteles. Somente na região, a prefeitura vai recuperar 34 quilômetros de estradas.

Como tem sido praxe, a secretária de Obras, Silvana Faria, acompanha de perto os serviços. “Estamos com maquinários em vários pontos da zona rural. Já recuperamos mais 800 quilômetros de estradas. Estamos melhorando o acesso às comunidades mais distantes”, afirma ela.

Silvana Faria informa que as obras devem continuar. Um novo contrato já permite a colocação de aduelas, e em breve serão realizadas a reforma e a construção de pontes, vistoriadas pela secretária. “Para 2018, novas obras estão sendo estudadas para melhorar ainda mais a infraestrutura do município”.

A notícia foi bem recebida pelo motorista Francisco Nóia, 65 anos, morador da zona rural. “Nossa região já está recebendo serviços e melhorou 50% nas ladeiras e vicinais. Acredito que pode melhorar mais, com novas obras”, comenta ele.

As regiões Palmares II, Cedere, APA do Gelado, Vila Sanção, Valentim Serra, área do eixo Itacaiúnas e Beiradão também receberam os serviços da Semob.


Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira e Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

CAMPANHA DO DMTT ALERTA: ESCOLHA FAZ DIFERENÇA NO TRÂNSITO
18 Set 2017


A mensagem “Minha Escolha Faz a Diferença” foi muito propagada na blitz educativa realizada durante a manhã desta segunda-feira, 18, na rua F, no bairro União. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), faz parte da Semana Nacional de Trânsito.

Durante as abordagens dos agentes de trânsito e dos servidores que compõem o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), os condutores iam entendendo a importância da atividade. “Isso é muito bom porque existem pessoas que não se comportam bem no trânsito e esse tipo de interação leva à reflexão das atitudes que devemos ter ao transitar pelas vias públicas. Eu, por exemplo, busco fazer sempre a manutenção dos meus equipamentos de segurança”, disse o motociclista Francisco Reis, que explicou ainda que precisou trocar a viseira e arrumar a jugular no capacete.

Para o motorista Silas Roberto, os condutores precisam de ações pontuais que envolvam tanto a parte de fiscalização quanto a educação. “Acredito que precisamos do modo preventivo e punitivo, pois às vezes pensamos que estamos seguros, quando na verdade precisamos redobrar nossa atenção. É bom sentir que as pessoas se preocupam se você está fazendo o uso do cinto de segurança porque é uma questão da vida”, avaliou o condutor, complementando ainda que tem uma filha recém-nascida e não se descuida nenhum minuto do uso da cadeirinha.

O coordenador do NET, Milton Lima, reforçou que as ações que visam à segurança no trânsito são continuas, porém, a campanha tem se intensificado e as atividades seguem até o dia 29 deste mês. “É bom perceber que tanto os condutores quanto os pedestres estão abertos a receber as orientações que temos para passar. Nossa preocupação é fazer com que aos poucos as pessoas mudem seu comportamento no trânsito, para que possamos reduzir ainda mais o número de acidentes”, ressaltou.


Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Semsi | Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

SEMEL REALIZA COPÃO DE FUTSAL 2017, COM 64 EQUIPES NA DISPUTA
18 Set 2017

Começou no último sábado, 16, o Copão de Futsal. A abertura foi com a bola rolando dentro da quadra do Ginásio Poliesportivo, localizado no bairro Beira Rio. O primeiro jogo foi entre Nacional de Parauapebas e Palmares Futsal, que entrou em desvantagem, mas acabou levando a melhor nos pênaltis.

“Começamos o jogo com apenas três jogadores, enquanto o outro estava completo. No início, a partida estava bem apertada, estávamos só na defesa, para não deixar a bola passar. Graças a Deus os outros jogadores chegaram. Conseguimos empatar e ganhar nos pênaltis”, comemorou Matheus Borges, jogador do Palmares Futsal.

Esta é a 9ª edição do campeonato de futsal, uma realização da Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), com a participação de 64 equipes. Os confrontos irão até o dia 27 deste mês, data da final e disputa do 3° lugar.

Os três melhores times irão participar do Campeonato Municipal de Futsal da 2ª divisão deste ano. O coordenador de projeto de esporte do município, Anderson Moratório, convida a comunidade para prestigiar os jogos: “O Copão de Futsal é um dos eventos mais esperados pelo público esportivo. Por isso, fazemos questão também de convidar a população de Parauapebas para vir aqui prestigiar e torcer. Sabemos que isso é um incentivo a mais para os nossos jogadores, e desde já desejo boa sorte a todas as equipes”.

Durante esta semana, os jogos serão iniciados a partir das 19 horas. Já aos finais de semana, a partir das 8 horas, sempre no Ginásio Poliesportivo.

Texto: Sabrina Linhares
Foto: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

PROCON FAZ RECOMENDAÇÕES ÀS EMPRESAS DE ÔNIBUS DE PARAUAPEBAS
18 Set 2017

 

Reclamações acusam transporte intermunicipal e interestadual de desrespeitar principalmente os idosos

Representantes das empresas de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual se reuniram com o Procon de Parauapebas na última quinta-feira, 14, após convocação realizada pelo órgão, para reforçar recomendações à classe, visando melhorar o serviço oferecido ao consumidor.

Diante de reclamações registradas pelo Procon, as empresas foram orientadas a melhorar o atendimento, sobretudo para idosos, e seguir à risca a legislação para a gratuidade, que pelo Estatuto do Idoso estabelece duas vagas para pessoas com idade acima de 60 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Em caso de vagas ocupadas, o idoso tem direito a desconto de no mínimo 50% no preço da passagem, e conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o idoso tem a partir de 30 dias úteis até 3 horas de antecedência para reservar seu bilhete para o início da viagem.

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a maior dificuldade ainda é a ausência de informação que dificulta e, em muitos dos casos, impossibilita o idoso de obter o direito. “O trabalho do Procon é importante para evitar os transtornos que sofrem os usuários todas as vezes que não cumprem algum requisito por conta de informação confusa”, reconhece Nélio Mol, do CMDPI.

Entre as recomendações, o Procon orientou às empresas sobre a obrigatoriedade em fornecer ao idoso documento registrando quando houver negativa na garantia do benefício e conceder isenção tarifária para 15% do total de assentos do veículo por viagem no transporte intermunicipal.

As empresas precisam ainda garantir duas vagas gratuitas para jovens de menor renda e duas vagas com desconto de no mínimo 50% do preço da passagem; disponibilizar nos pontos de vendas informações contidas nas legislação que preveem os benefícios para idosos e jovens; respeitar as condições de venda não cobrando preço maior em caso de uso de cartão de crédito e remarcar bilhetes conforme a necessidade.

“Nós começamos a identificar que as reclamações pontuais de consumidores poderiam tomar proporções maiores e por isso convocamos as 13 empresas que atuam no município para propor medidas que visem melhorar o serviço”, frisou Evellyn Moutinho, coordenadora do Procon.

Por outro lado, membros do transporte rodoviário alegaram sofrer com fraudes em benefícios. E reivindicaram mudanças no terminal rodoviário para atrair usuários.

Segundo Evellyn Moutinho, as melhorias para o terminal rodoviário já estão em discussão com o poder público e com a empresa responsável pela administração do terminal rodoviário, com mudanças que passam desde segurança a estrutura e informação, em parceria também com o Departamento de Turismo (Detur).

 

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

APRESENTAÇÃO TEATRAL MARCA ABERTURA DA SEMANA DE TRÂNSITO EM PARAUAPEBAS
15 Set 2017

Centenas de crianças, adolescentes, educadores, servidores públicos, autoridades e empresas prestigiaram a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito que ocorreu hoje, 15, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). A solenidade contou com a apresentação inédita da peça teatral “Aprendendo com a plaquinha”, desenvolvida pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (NET).

Na encenação, que envolveu o diálogo entre duas crianças, uma fadinha e até mesmo uma plaquinha de sinalização que fala, foi exposta a importância de repensarmos nossas atitudes no trânsito e buscou seguir a mesma linha que envolve o tema da campanha: Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito.

Para o aluno do 5º ano da Escola Municipal Chico Mendes, Pedro Soares, de 12 anos, a peça reforçou os cuidados com a vida. “Preciso olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e tenho que alertar meu pai que é preciso usar sempre o capacete ao andar de moto”, declarou.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Sandoval Pacheco, relatou que os jovens presentes no evento são o futuro do trânsito e que eles são multiplicadores. “Todos estavam focados na apresentação. Como é bom ver o envolvimento e o respeito que essas crianças tiveram ao longo do que foi tratado aqui hoje”, disse.

O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Michael Gomes, destacou a necessidade de todos abraçarem a causa. “Não é apenas uma campanha que envolve a prefeitura, a Semsi ou o DMTT. Acredito que todos podem fazer a verdadeira diferença no trânsito mudando pequenas atitudes”, defendeu.

Na ocasião, também estiveram presentes o diretor do Detran em Parauapebas, Rivelino Pereira, e o deputado estadual Gesmar Costa, que reconheceram o envolvimento que o município, além do Estado, tem tido com as vidas no trânsito.

Com a procura de mais adeptos, a Semana Nacional de Trânsito que seria até o dia 25 agora se estenderá até o dia 29 deste mês. “Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano têm sido bem aceitos e, com isso, tivemos mais escolas e empresas interessadas que vão ser contempladas com ações que envolvem apresentações teatrais, blitz educativa e gincana”, explicou o coordenado do NET, Milton Lima.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

 

CAMPEONATO NACIONAL DE MATEMÁTICA TEM 1,3 MIL ALUNOS DE PARAUAPEBAS
15 Set 2017

A segunda fase da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que este ano incluiu também pela primeira vez estudantes das escolas particulares, será realizada neste sábado, 16, às 14h30, em todo o País.

A maior olimpíada estudantil do Brasil reúne nesta etapa cerca de um milhão de alunos. Em Parauapebas, 1.386 estudantes dos 3º e 4º ciclos da rede municipal de ensino terão a oportunidade de mostrar suas habilidades com os números. As avaliações ocorrerão em três escolas polos: Chico Mendes, Carlos Henrique e Paulo Fonteles.

Criada em 2005, a Obmep é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (do IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

Foto: Arquivo - Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | Semed | PMP

Página 1 de 96

ouvidoria 5

ctic

ATENÇÃO: Para uma melhor navegação utilizar google Chrome! Google Chrome logo

JoomShaper